A compra do material escolar todo início de ano é um gasto caro. Pois, as lojas e papelarias ficam cheias e os preços dos produtos tendem a subir. Desse modo, até os pais mais preparados ficam assustados com os valores.
Acompanhe neste artigo as dicas para comprar todo o material necessário de forma mais barata. Assim, você pode investir o dinheiro poupado em outras atividades em família. Ou adiantar uma parcela daquela dívida que te faz perder o sono.
Para o bem do seu orçamento, continue lendo essa matéria. Além disso, faça um planejamento financeiro cuidadoso antes de comprar o material escolar. Enfim, veja nosso guia de como economizar na volta às aulas.
Deixe as crianças em casa
Levar os filhos na compra dos materiais pode ser um erro. Pois, eles ficam empolgados e, em geral, acabam escolhendo os produtos da moda. Ou seja, os de preço mais altos. Por isso, evite levar as crianças quando for comprar o material de escola.
Porém, se for inevitável e você precisar levá-los, seja firme. Aliás, aproveite essa chance para ensinar seu filho sobre educação financeira. Assim, mostre que ele não precisa do caderno ou mochila mais caros.
Ensine sobre a importância de poupar. Desse modo, seu filho se tornará um adulto mais consciente quando o assunto for dinheiro.
Sempre compare valores na internet
Para economizar, é necessário pesquisar. Assim, entrar na primeira loja e já sair comprando não é uma boa ideia. Portanto, antes de comprar, pesquise em outras lojas.
Inclusive, use a internet a seu favor. Então, faça uma busca por lojas virtuais, para comparar os preços das lojas físicas. Porém, não deixe de considerar que sua compra pode ter frete na entrega.
Também leve em conta que pela internet não é possível negociar para conseguir descontos. Por isso, antes de optar por qualquer uma das opções, faça um balanço entre elas. Em seguida, veja qual agrada mais o seu orçamento.
Negocie descontos nas compras de material escolar
Se puder, dê preferência a compras à vista. Dessa forma, use essa vantagem para negociar um desconto de pelo menos 5%. Assim, converse e mostre ao vendedor que é mais vantajoso receber o pagamento no ato.
Porém, se não houver acordo, decida-se por parcelas que caibam no seu orçamento. Além disso, evite os juros das compras a prazo.
Compre o material escolar fora de época
A forma de comprar mais barato é sair às compras bem antes do retorno escolar. Ou seja, comprar fora de época. Assim, procure se adiantar ao máximo. Por isso, entre em contato com a escola do seu filho.
Para perguntar sobre os materiais necessários na série seguinte. Entretanto, mesmo que não tenham essa informação, o básico você conseguirá comprar com antecedência, como:
- Canetas e lápis;
- Borracha;
- Cadernos;
- Mochila;
- Pastas e etc.
Ao se adiantar, é possível que consiga bons descontos. Além disso, você se livra da agitação de outras famílias comprando no mesmo dia. Desse modo, acaba sendo uma atividade mais econômica e menos estressante.
Procure papelarias menores para comprar material escolar
Lojas menores não costumam atrair tanta atenção quanto as grandes. Entretanto, muitas vezes, elas oferecem preços mais acessíveis ao consumidor. Portanto, não as subestime e dê uma olhada.
Inclusive, algumas podem ter convênio com escolas. Por isso, você pode acabar ganhando um bom desconto na lista escolar do seu filho.
Reaproveite alguns materiais
Essa também é uma oportunidade de ensinar às crianças a reaproveitar materiais. Pois, sempre tem aquele caderno cheio de folhas em branco. Porém, seu filho não quer usar porque já está ultrapassado.
Esse é o momento em que você deve usar a criatividade a seu favor. Assim, chame a criança para ajudá-lo a customizar a capa do caderno. Desse modo, ele vai ficar de cara nova e você poupa dinheiro.
Use figurinhas, recortes, pinte, o que agradar mais ao seu pequeno. Além disso, essa atividade será bastante divertida. Então, curta o momento com seu filho.
Seguindo todas as dicas acima, você vai economizar muito na compra de material escolar. Dessa forma, procure comprar fora de temporada. Aliás, não deixe de checar alguns sites na internet, a fim de comparar preços.
Evite ir às compras em cima da hora. Pois, muitos pais fazem isso. Então, pode acabar se tornando um momento muito desgastante e estressante.
Inclusive, não deixe de negociar sempre que puder, buscando descontos. Enfim, planeje seu orçamento e pesquise antes de comprar o material escolar do seu filho.