A Ambev passou a usar recursos de Inteligência Artificial (IA) para analisar centenas de dados por segundo e enviar comandos em tempo real para os equipamentos operarem com eficiência máxima. A implentação do Leaf em suas operações foi feita pela startup da indústria 4.0, iSystems e visa alcançar metas de sustentabilidade e otimizar o consumo de energia na produção.
No Brasil, mais de 50% das cervejas produzidas pela Ambev passam por pelo menos uma tecnologia da iSystems. Entre os resultados estão 70% de redução do desvio padrão da taxa de evaporação de brassagem e 4% na redução do consumo de energia das plantas com a aplicação do Leaf, que atua em 76 equipamentos.
“Antes dessa tecnologia, era como se fizéssemos os controles olhando pelo retrovisor, ou seja, depois do processo concluído, o time fazia análise dos resultados e aplicava correções para o próximo ciclo”, afirma Rodrigo Furriel, coordenador da Cervejaria do Futuro at Ambev.
Danilo Halla, co-CEO da iSystems, destaca que a ferramenta possibilita reduzir a variabilidade, além de uma economia de tempo e dinheiro, possibilitando que os equipamentos das usinas funcionem sempre dentro das melhores condições operacionais.
“O Leaf utiliza IA para o controle inteligente de processos, atuando em cada setor de forma personalizada”, explica.
Por Mercado&Consumo