A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participa do seminário para implementação do modelo de código sanitário para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sede do órgão, em Brasília (DF). O evento teve início nesta terça-feira, 26/9 e segue até a próxima quinta-feira, 28.
Participam do seminário representantes dos órgãos de Vigilância Sanitária de diversos estados e municípios brasileiros que integram um projeto desenvolvido pela Anvisa para a revisão dos respectivos códigos sanitários, sob a orientação e acompanhamento do corpo técnico da agência. Manaus foi uma das cidades selecionadas para participar do projeto, cujas atividades tiveram início em fevereiro deste ano na capital amazonense.
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, que representa o órgão no seminário, acredita que o evento marca uma nova etapa no trabalho de vigilância sanitária no país.
“A iniciativa é muito importante para a vigilância sanitária e a saúde pública como um todo. Esse encontro é a culminação de todos os esforços que temos empreendido desde o início do ano, para analisar, discutir e modernizar o código sanitário da cidade de Manaus, o qual foi promulgado originalmente em 1997, e precisa ser atualizado de modo a refletir as diversas mudanças e avanços vivenciados no segmento nas últimas décadas”, afirma.
A harmonização de conceitos e diretrizes para consolidar normas de referência na construção de códigos sanitários em todo SNVS também será tema de várias discussões durante o seminário.
Após o seminário, a próxima etapa do projeto é a oferta de uma oficina de negociação pela Anvisa, em que os técnicos da agência irão falar sobre o trabalho de apresentação do código sanitário revisto e ampliado junto ao Poder Legislativo, para que ele possa ser transformado em lei.
“Agradecemos por toda a orientação e incentivo oferecidos pela Anvisa ao longo desse processo, que vem produzindo um código sanitário mais moderno, abrangente e capaz de proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população de Manaus”, enfatiza o diretor Ewerton.