A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo participou ativamente de diversas ações de conscientização durante a Semana Nacional de Trânsito. Realizada anualmente entre os dias 18 e 25 setembro, o tema de 2023 foi “No trânsito, escolha a vida” e incentivou a população a refletir sobre a importância de adotar atitudes mais seguras para reduzir os sinistros, salvar vidas e promover a paz no trânsito.
Além da ampla difusão da campanha pela entidade e suas associadas, a associação participou, na capital paulista, de um Pit Stop educativo destinado a motociclistas e motofretistas nos dias 21 e 22 de setembro. Realizada em parceria com a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) e o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), a ação contou com a participação de mais de mil motociclistas que trafegavam na avenida dos Bandeirantes – uma das vias mais movimentadas da cidade de São Paulo.
Eles foram encaminhados para o PAT Band da CET, onde assistiram uma palestra educativa, que destacou a importância do respeito às leis de trânsito, da necessidade do uso de equipamentos de segurança e dos cuidados com a manutenção das motocicletas para evitar sinistros e garantir a integridade física.
Nas tendas das associadas, os temas centrais foram a pilotagem defensiva e a atenção ao ponto cego. Os participantes também puderam utilizar um par de óculos com lentes que simulam os efeitos da bebida alcoólica. A ideia era reforçar que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados.
Ainda no dia 22 de setembro, Allan Sicsic, supervisor de Relações Institucionais do segmento de bicicletas, participou de um webinar do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) sobre o Guia do Ciclista Seguro. Em sua segunda edição – que foi revista e ampliada -, a publicação produzida pela Abraciclo traz dicas e orientações para o ciclista trafegar com segurança durante sua locomoção com a bicicleta.
De olho no crescimento da categoria das bicicletas elétricas, o guia também dá dicas sobre os cuidados com a bateria, abordando o local e tempo de recarga ideais, além dos cuidados com a temperatura ambiente etc.
Ações especiais
O diretor-executivo, Sergio Oliveira, participou da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2023 e da Semana Nacional da Mobilidade, realizada em Brasília (DF), no dia 18 de setembro.
Nessa mesma data, a Abraciclo doou 10 bicicletas para o Detran de Alagoas. Elas serão utilizadas por crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, num circuito infantil de educação para o trânsito, instalado na sede do órgão de trânsito. O espaço conta com sinalizações verticais e horizontais, onde os jovens irão aprender sobre as normas de trânsito.
A cidade de Socorro, no interior de São Paulo, onde fica o Centro Cultural Movimento (CCM), museu inteiramente dedicado ao segmento de Duas Rodas – e que a Abraciclo é mantenedora -, está distribuindo durante todo o mês de setembro, a cartilha Dicas de Segurança no Trânsito. Além disso, no dia 1º de outubro, junto com a prefeitura local, vai promover um passeio ciclístico pelas ruas do município. Diversos cartazes serão espalhados pelas ruas com dicas de segurança do trânsito, tanto para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Sobre a Abraciclo e o Setor de Duas Rodas
Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,3 mil empregos diretos em Manaus/AM.
Por SD&Press