A editora Valer informa que estará presente na 38ª Feira de Livros e o Cuca Sesc Festival que acontecem entre os dias 5 a 8 de outubro 2023, que irá homenagear o poeta e jornalista Jorge Tufic. Com entrada gratuita, o evento ocorrerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado na Av. Constantino Nery, nº 5.001, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, das 8 às 21h.
Para a professora doutora em Filosofia e coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, foi excelente a escolha do homenageado dessa 38ª edição da Feira. Jorge Tufic deixou um grande legado para a história da literatura produzida no Amazonas e acertou também, porque esse ano completará 5 anos de sua partida.
“Tufic é um poeta de escrita refinada e extrema sensibilidade e, ainda, soube escutar os povos originários, como podemos ver em “Quando as noites voavam”, que se pode considerar uma referência sobre os referidos povos”, ressaltou Neiza.
Na programação da Feira, o Café Literário levará escritores renomados, muitos deles publicados pela Valer. Dentre eles, Elson Farias, Leyla Leong, Wilson Nogueira, Marcos Frederico Krüger, Zemaria Pinto, José Almerindo, Abrahim Baze, os escritores indígenas Jayme Diákara e Ytanajé Cardoso, o poeta espanhol Saturnino Valladares e o professor Thiago Roney, além de Neiza Teixeira, autora do livro “Para aquém ou para além de nós”.
De acordo com Marília Maciel, gerente comercial da Valer, já é tradição a editora também ter uma programação exclusiva em seu estande e ainda oferecer algumas promoções.
“É esperada por nossa estimada comunidade de leitores, a presença da Editora Valer na aguardada Feira do Livro do SESC. Esta emocionante ocasião oferece a todos uma excepcional chance de mergulhar no mundo da leitura, com a possibilidade de adquirir nossos livros a preços especiais, tornando a leitura ainda mais acessível. Além disso, os visitantes terão o privilégio de se aproximar de nossos renomados autores durante os lançamentos e sessões de autógrafos que são promovidos em nosso stand”.
Marília Maciel
Sobre o homenageado
O homenageado do ano será Jorge Tufic, escritor e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), onde ocupava a cadeira número 18, do patrono Jonas da Silva. Nascido em Sena Madureira, Acre, Tufic se mudou para Manaus, onde se dedicou aos estudos e começou a atuar como jornalista.
Devido à sua longa trajetória no Amazonas, em 1954 se tornou um dos fundadores do Clube da Madrugada. Compositor, escreveu a letra do hino do Amazonas. Morreu em 2018, aos 87 anos, em São Paulo, vítima de câncer no pulmão.
Os livros publicados pela Valer são:
- “Varanda de pássaros” (1956), coleção resgate (4ª edição, 2005);
- “Quando as noites voavam” (1999), (2ª edição 2011);
- “Um hóspede chamado Hansen” (2009).
Outras obras:
- “Pequena antologia madrugada”, 1958;
- “Chão sem mácula”, 1966;
- “Faturação do ócio”, 1974;
- “Cordelim de alfarrábios”, 1979;
- “Os mitos da criação e outros poemas”, 1980;
- “Sagapanema”, 1981;
- “Oficina de textos”, 1982;
- “Poesia reunida”, 1987;
- “Retrato da mãe”, 1995;
- “Boléka, a onça invisível do universo”, 1995;
- “Os quatro elementos”, 1996;
- “Dueto para sopro e corda”, 2000;
- “Sonetos de Jorge Tufic”, 2000;
- “Conto: o outro lado do rio das lágrimas”, 1976;
- “Os filhos do terremoto”, 1978;
- “Ensaio: existe uma literatura amazonense”, 1982;
- “Roteiro da literatura amazonense”, 1983;
- “O protesto de Bocage”, 2004;
- “Crônica: tio José”, 1976;
- “Memória: a casa do tempo”, 1987;
- “Guardanapos pintados com vinho” (poesia);
- “Amazônia: o massacre e o legado” (ensaios);
- “O sonho de Tibério” (crônicas);
- “Jorge Tufic: o senador da cultura (recortes de campanha política);
- “O soneto no Amazonas: sua história, sua evolução” (ensaio com antologia).
Sobre a Feira
Durante os quatro dias, a Feira terá espaços, por exemplo, o Café Literário, com a presença de escritores como Raphael Montes, autor do livro e roteirista da série “Bom dia, Verônica”, e espaço Contação de Histórias, com apresentações sobre as lendas amazônicas, realizadas pelo Trabalho Social com Idosos do Sesc (TSI) e Escola de Teatro Interarte.
Além disso, apresentações como o coro cênico Akalanto, o musical infantil Bio Bôla, grupo Kuiá, Cileno e Nicolas Jr., com o especial “Eles cantam Jorge”, espetáculo teatral “Chapeuzinho Amarelo”, da Companhia de Teatro Metamorfose, e “O Sarau Feupuudo”, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), vão animar o evento.
Caricaturistas, exposição de papercraft, e apresentações de mágica também fazem parte da programação.