Entre os dias 19 e 22 de setembro, aconteceu em Melbourne, na Austrália, o Global Entrepreneurship Congress (GEC): um congresso internacional que reúne anualmente centenas de empreendedores, investidores e outros profissionais que impactam diretamente o ecossistema de inovação e startups mundial. Na edição de 2023, o Brasil está representado no âmbito de educação e tecnologia através da Faculdade Sirius, focada em inteligência artificial.
A Sirius é uma das poucas startups selecionadas para apresentar, e a única da América Latina, estabelecendo pontes entre o Brasil e o que está sendo pesquisado e realizado ao redor do mundo. “É uma honra e uma grande responsabilidade representar uma faculdade brasileira no evento mais global da comunidade empreendedora no mundo”, afirma Arnobio Morelix, CEO e cofundador da instituição. “Estamos falando sobre o desenvolvimento de profissionais, das pessoas que estão modelando o futuro, e o Brasil não pode estar fora desse meio”.
Morelix menciona que os profissionais de ciência de dados, de forma particular, devem ocupar papéis cada vez mais relevantes nas organizações daqui para frente. Afinal, toda decisão estratégica vem sendo construída com base nos dados, e as empresas precisam de pessoas que os coletem, analisem, entendam e usem da melhor maneira.
“A Sirius sempre teve como objetivo transformar nossos estudantes em profissionais prontos para atuar não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Acreditamos que o futuro é compartilhado e que as mesmas tecnologias serão trabalhadas em diversas áreas e países. É fundamental, então, criar conexões com corporações internacionais”, comenta o CEO.
Essa é a razão por trás do posicionamento da faculdade como uma instituição global, que já conta com hub no Vale do Silício, professores e conselheiros internacionais, como Gary A. Bolles, expert mundialmente reconhecido no futuro do trabalho. “É sempre importante participar de encontros globais para fortalecer nossa posição, e seguimos empenhados em fazer isso, ano após ano, para fortalecer as conexões que construímos o tempo inteiro”, pontua Morelix.
GEC 2023
O Global Entrepreneurship Congress deste ano tem como tema central “Transforme seu Mundo” e traz palestrantes de diversos campos para debater inovação e progresso, desde o cofundador do Linktree, Anthony Zaccaria, até a astronauta egípcia Sara Sabry, primeira mulher do continente africano a ir para o espaço. Resiliência, originalidade e adaptabilidade são alguns dos assuntos que devem surgir ao longo do programa.
“Há muito o que aprender nesse tipo de evento e espero poder absorver o máximo de conhecimento possível durante esses quatro dias”, comenta Morelix. “Mas talvez o mais importante seja a construção de pontes. São milhares de pessoas de mais de 200 países convivendo no mesmo ambiente, compartilhando as mesmas ideias e pensando em um mesmo futuro”.
Sejam palestrantes, empreendedores, investidores, políticos ou outros participantes do GEC2023, a meta em comum é construir um ecossistema único a partir das ideias e trabalho de cada organização. “Centenas de conversas estão acontecendo simultaneamente e sempre conseguimos tirar novos insights nessas trocas”, conclui Morelix.