Em cumprimento a uma agenda de compromissos cujo objetivo principal é conhecer e fomentar interações com a comunidade empresarial, fortalecer a articulação com o setor produtivo e promover o fortalecimento do ambiente de negócios na região, a Suframa conheceu nesta quinta-feira (21), a Hitachi Astemo Manaus Brake Systems Ltda. Especializada na fabricação de peças e acessórios para o sistema de freios de veículos automotores, a empresa é uma das três unidades produtivas que o grupo Hitachi Astemo possui no Polo Industrial de Manaus (PIM), após fusão e integração de negócios ocorrida em 2021 que envolveu a Hitachi Automotive Systems, a Keihin Tecnologia do Brasil, a Showa do Brasil e a Nissin.
As outras duas unidades são a Hitachi Astemo Manaus Powertrain Systems e a Hitachi Astemo Manaus Chassis Systems. O grupo é responsável, principalmente, pela produção de sistemas de powertrain, chassis, brake e sistemas avançados de assistência para motocicletas, entre outros insumos.
A Hitachi Astemo Manaus Chassis Systems já havia sido visitada pela Suframa no último dia 29 de agosto, quando foram apresentadas as linhas de produção, com destaque para a fabricação de amortecedores dianteiro e traseiro, colunas de direção e mesas superiores, em três turnos de trabalho.
Após a fusão de negócios, o grupo Hitachi começou uma jornada como mega fornecedor global “Hitachi Astemo”, com o objetivo de reduzir os acidentes e o congestionamento no trânsito, além de diminuir a carga sobre o meio ambiente, com limpeza dos gases de escape e melhoria da eficiência de combustível. Somente no PIM são produzidos em torno de 93% dos freios utilizados pela Honda, no Brasil.
A Hitachi Astemo Manaus Brake Systems está há 26 anos no PIM e tem quase 900 funcionários, sendo 739 de forma direta. Um dos destaques apresentados pela diretoria durante a visita ao processo fabril, foi uma máquina de anodização, que é utilizada para um processo químico que proporciona proteção e cor ao alumínio, além de permitir que a peça seja da cor da do veículo automotor, garantido mais resistência e manutenção, num processo diferente da pintura metálica convencional.
Após ser recebida pelo presidente regional do grupo, Keiichi Kobayashi, pelo diretor Carlos Hideki Suizu, pelo gerente geral de Produção, Armson Rafael, e pela gerente-geral Administrativa, Lucélia Moreira, a comitiva da Suframa, coordenada pelo superintendente Bosco Saraiva, percorreu setores da fábrica como: fundição, pintura, montagem, sangria, controle de qualidade e expedição.
FesPIM
Durante a visita, também foram tratados assuntos como a participação da indústria local na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM 2023), que ocorre no período de 7 a 9 de novembro, em Brasília.
Por Isaac Júnior/Suframa