Como parte da programação do Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no dia 1º de setembro, o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR) realiza, nesta quarta-feira (31), a partir das 18h, uma ação de orientação e promoção da saúde, na Faixa Liberada da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. O evento ocorre em parceria com os cursos de Educação Física e Enfermagem da Faculdade Estácio.
O público que for passear ou se exercitar no local terá acesso a diversos serviços gratuitos, como aferição da pressão arterial, glicemia, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), circunferência abdominal, testes de força e de flexibilidade de tronco, além de orientação sobre a prática segura de atividade física.
Segundo o presidente do CREF8, Johnson Furtado, a ação tem o objetivo de conscientizar o público e estimular a buscar por uma vida mais ativa. “Os malefícios do sedentarismo são velhos conhecidos da população: obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros. Porém, a pandemia da Covid-19 tornou ainda mais evidente a necessidade de se combater e prevenir essas comorbidades com a promoção de um estilo de vida saudável, que tem como um dos pilares a prática regular de atividade física”, afirma.
Movimentar o corpo é fundamental, mas é importante ressaltar que praticar exercícios sem a orientação de um profissional habilitado pode trazer riscos à saúde, como fraturas e lesões musculares, destaca Furtado. “A prescrição de atividades físicas, seja ao ar livre, em estabelecimentos fitness, clubes, academias de condomínio, escolas e até na internet, só pode ser feita por um Profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física. Antes de dar início a uma rotina de exercícios, é extremamente importante buscar ajuda de um profissional habilitado, que tem conhecimento para guiar o aluno com segurança”, completa.
Atualmente, o Amazonas possui mais de 7 mil Profissionais de Educação Física e mais 400 estabelecimentos comerciais do setor registrados no CREF8. Para mais informações, basta acessar o site: www.cref8.org.br.
*Foto: Reprodução internet*