Tenha muita alegria… quando você enfrentar provações de vários tipos, pois você sabe que o teste da sua fé produz firmeza. E deixe a firmeza ter todo o seu efeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar em nada.- Tiago 1:2-4 (NVI)
Frequentemente atrasamos nossa própria cura porque continuamos buscando um caminho indolor. Queremos ficar bem, mas não queremos que doa. Isso é compreensível, mas coisas poderosas nunca acontecem facilmente. O que Jesus fez por nós não foi fácil.
Não quero lhe dar falsas esperanças, por isso direi abertamente que se você foi abusado, abandonado, rejeitado ou ferido por uma doença prolongada ou decepções na vida, sua jornada para a cura não será fácil. Mas valerá a pena. A razão pela qual não é fácil é que você terá que abrir áreas de sua vida que você pode ter mantido escondidas ou enfiadas em algum lugar bem dentro de você, recusando-se até mesmo a admitir que é uma pessoa ferida.
Só a verdade nos libertará, mas enfrentar essa verdade pode ser uma das coisas mais difíceis que alguma vez faremos. Por exemplo, todas as crianças querem que os seus pais as amem, e descobri que, mesmo quando adulta, continuei a ser magoada e desiludida pelos meus pais porque continuava a tentar obter deles algo que eles simplesmente não sabiam como me dar. Um dia me olhei no espelho e disse: “Joyce, seus pais não amavam você e nunca amarão. Não foi culpa sua, então deixe pra lá e siga em frente!” Doeu encarar isso, mas também me libertou para parar de me frustrar e me decepcionar tentando conseguir algo que meus pais não podiam ou não queriam dar. Ambos estavam feridos e nem sabiam o que era o verdadeiro amor.
Você pode ter que enfrentar algo sobre você que será difícil de fazer. Tive que encarar que era amargo, cheio de autopiedade, egoísta, egocêntrico e controlador, só para citar alguns. Quando Deus começou a tratar comigo sobre essas coisas, assegurei-Lhe que tinha uma razão muito boa para todo o meu mau comportamento. Afinal, eu fui abusado! Ele me disse que, embora eu tivesse um bom motivo, não tinha o direito de continuar me comportando mal porque Ele estava disposto a me libertar. Deixar de sentir pena de mim mesmo foi difícil para mim, porque naquela época eu estava literalmente viciado em autopiedade, e essa era minha emoção preferida sempre que não conseguia o que queria. Felizmente, Deus continuou a lidar comigo até que eu estivesse livre, e Ele quer fazer o mesmo por você.
Deus nunca permite que aconteça mais do que podemos suportar, e você pode ter certeza de que se Deus está lidando com você sobre algo, é o momento certo para abandonar algo antigo e adotar o novo modo de viver que Ele oferece. . Você pode não se sentir pronto para enfrentar algo doloroso, mas o Espírito Santo, que é o seu Ajudador, estará com você em cada passo do caminho, e Ele o fortalecerá e o capacitará para fazer isso.
Encorajo você a parar de procurar um caminho fácil e saber em seu coração que às vezes Deus tem que nos guiar pelo caminho longo e difícil. Pegue a mão de Deus e confie em Sua orientação, mesmo que você não a entenda.
Oração do Dia: Pai Deus, sei que nem tudo é fácil. Por favor, ajude-me a segurar sua mão e saber que você estará comigo em cada passo do caminho, em nome de Jesus, amém.