No mês de setembro, a Japan House São Paulo oferece programação livre e gratuita para todas as idades, com visitas mediadas à exposição em cartaz “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka”, além de oficinas para adultos e crianças sobre arte e gastronomia.
Para iniciar o mês, a instituição oferece a Oficina de Haicai no dia 2 de setembro, às 10h30 e às 14h. Em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, os participantes poderão conhecer sobre o haicai, poema curto de origem japonesa caracterizado por sua composição de apenas três versões, e exercitar seus aprendizados produzindo seus próprios textos.
A oficina será apresentada por Danita Cotrim, autora de diversos haicais publicados em coletâneas e exposições, e membro da comissão julgadora de importantes concursos de haicais no país. A atividade evidenciará a importância de aspectos da natureza e das estações do ano, assim como a presença de objetos cotidianos e suas características na composição desses poemas. A participação será mediante retirada de senha 30 minutos antes do início da atividade.
Para as crianças, a Japan House São Paulo oferece a Oficina Infantil – Obentō Mitate. Inspirada pelo conceito mitate, presente nas obras de Tatsuya Tanaka na exposição “Japão em miniaturas”, que mostram o caráter lúdico e divertido das comidas, os visitantes poderão montar a famosa marmita japonesa, obentō, por meio de composições lúdicas com os alimentos disponíveis, criando cenas e paisagens tipicamente nipônicas.
Em parceria com o GoHanGo, pioneiro na desmistificação da culinária asiática no Brasil, a oficina acontecerá no dia 3 de setembro, às 11h e às 14h, para crianças de 4 a 12 anos acompanhadas de responsáveis. Para participar da atividade, é necessário retirada de senha 30 minutos antes do início.
Seguindo com a programação da primeira quinzena do mês, nos dias 5 e 12 de setembro, às 15h, a equipe do educativo JHSP realizará visitas mediadas pela exposição “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka”, em cartaz no andar térreo da instituição até o dia 8 de outubro, destacando a relação da cultura japonesa e das cenas em miniaturas retratadas nas obras, com as experiências individuais dos participantes.
Para fechar as atividades dessa primeira quinzena, a instituição nipônica traz a Oficina de Massinha Play Doh, no dia 10 de setembro, com sessões a cada hora entre 10h e 16h. Promovida em parceria com a Hasbro e o Ateliê Maria Flor, a oficina oferece o entretenimento da junção do lúdico com o prazeroso, ensinando a utilização da massa de modelar para a criação de artes de forma descontraída e divertida para crianças entre 3 e 12 anos.
Serviço:
- O que: Japan House São Paulo – Programação de setembro de 2023
- Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
- Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
- Entrada gratuita: Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Oficina de Haicai
Quando: 2 de setembro, às 10h30 e às 14h
Duração: 75 minutos
Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência
Vagas limitadas
Oficina Infantil – Obentō Mitate
Quando: 3 de setembro, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos
Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência
Vagas limitadas
Exposição Japão em miniaturas (Presencial)
Período: até 8 de outubro de 2023
Local: andar térreo da Japan House São Paulo
Visitas mediadas à Japão em miniaturas (Presencial)
Quando: 5 e 12 de setembro, às 15h
Oficina de Play Doh
Quando: 10 de setembro, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
Duração: 30 minutos
Oficina para crianças entre 3 e 12 anos acompanhadas de adultos
Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão
Vagas limitadas
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles.
Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes.
A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina.
A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br