O Festival Audiovisual Universitário promovido pela Faculdade Martha Falcão Wyden, por meio do curso de Comunicação Social, apresentou, na noite de 31 de agosto, os vencedores da sua 5ª edição. A produção O Paraíso de Claudio Andrade levou o prêmio da categoria Voto Popular, o mais aguardado da noite. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Martha Falcão Wyden, localizado na rua Natal, n° 300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
O Festival teve como objetivo promover e premiar as melhores produções audiovisuais no formato curta-metragem feitas por alunos, ex-alunos da instituição e pela comunidade externa. Foram selecionados trabalhos que inspiram a sociedade, trazendo criatividade, ousadia, arte e reflexões sociais, integrando os participantes com propostas vindas das regiões Norte e Nordeste.
De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Cláudia Lopes, o Festival é “uma oportunidade de produções amadoras de iniciativa individual ou coletiva marcarem presença no cenário audiovisual”. “Quem gosta e se dedica a produzir curtas-metragens adora ver seu vídeo entre os finalistas. E a temática deste ano, Hollywood, foi um convite a experienciar o sonho de participar da celebração das maiores produções cinematográficas. O emblemático letreiro de Hollywood, a calçada da fama, o teatro chinês (sede da cerimônia do Oscar), enfim, os rituais de entrega das premiações da academia, as trilhas, os personagens icônicos do cinema e todo lobby em busca do voto popular, foram alguns signos explorados no Pirarucurta 2023”, comentou a professora.
A apresentadora da 5ª edição, Tainá Lima, comandou o palco e convidou professores do curso de Comunicação e membros do júri do evento a anunciarem os vencedores de cada categoria.
“É muito bom participar de um evento como o Pirarucurta, que proporciona um espaço para divulgações audiovisuais da nossa terra. Sobre a categoria Voto Popular, foi muito lindo ver a mobilização de nossos familiares e amigos. Creio que sem eles não teríamos conseguido o prêmio. Mas também agradeço ao nosso personagem principal, Cláudio Andrade por ter topado participar do minidocumentário premiado ontem”, destacou Thalles Nascimento, finalista, e natural de Manaus.
Festival 2023
Ao todo, o festival premiou as melhores produções em cinco categorias, sendo elas: Curtas-metragens, Minidocumentário, Dublagem Aleatória, Trailer e o troféu Voto Popular foi entregue ao vídeo que recebeu mais likes no canal do Pirarucurta no Youtube (pirarucurtafestivalaudiovisual).
Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Cláudia Lopes, muitos vídeos foram submetidos à mostra, mas a curadoria do júri selecionou apenas 12 como finalistas, por se destacarem nos critérios avaliados. “Nossos jurados, Karen Matel, Gael Carvalho, Gabriel Pivoto, Orange Cavalcante, Chay Santos e Beto Carvalho tiveram a liberdade de criar as métricas das avaliações, considerando suas próprias experiências como produtores e consumidores de audiovisual. Foram rigorosos na escolha das 12 narrativas”, explicou a docente.
Além da apresentação dos trabalhos audiovisuais, o público pôde prestigiar os espaços Instagramáveis, spinner 360, pipoca e a praça de alimentação com várias barracas.
Pirarucurta
A proposta do Pirarucurta 2023 foi de abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, visando socializar e dar visibilidade a vídeos e filmes de curtas-metragens produzidos por universitários das regiões Norte e Nordeste, além de fomentar o reconhecimento dos futuros profissionais do audiovisual de forma geral.
Veja a lista de trabalhos premiados:
Categoria: Curta-metragem
- Trabalho: Chove em meus olhos
- De: Lucas Aviz
Categoria: Minidocumentário
- Trabalho: Ventre Afluente
- De: Laryssa Gaynett
Categoria: Dublagem Aleatória
- Trabalho: Joe Alwyn em Pânico
- De:Emanuella Ivy Reis, Larissa Pereira e Sharline Freire
Categoria: Trailer
Trabalho: O livro
De: Túlio de Melo
Categoria: Voto Popular
Trabalho: O Paraíso de Cláudio AndradeDe: Thalles Nascimento