Fotos: Comunicação/Sidia
A Suframa foi apresentada a alguns dos novos projetos criados pelo Instituto Sidia e que hoje são utilizados como inovação por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Os produtos – na área de tecnologia e de saúde – foram socializados durante visita da Autarquia feita nesta quinta-feira (31), a duas unidades da instituição: o Sidia Amazon Lab (SAL), no Distrito Industrial 1, zona Leste, e o Sidia Amazon Tower, localizado na Avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul.
Entre as novidades está o aplicativo móvel que utiliza inteligência artificial para identificar madeiras. O sistema contém também uma página web que registra geolocalização e o resultado da identificação.
Fundado em 2003, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um dos maiores institutos de PD&I do país e responsável por implementar soluções tecnológicas inovadoras para o mercado local e global.
Além de três unidades em Manaus – a terceira é o Sidia Amazon Innovation, que funciona na Torquato Tapajós, zona Norte – e uma em Porto Velho, o instituto é formado por mais de 1,4 mil profissionais especialistas de diferentes formações intelectuais e culturais, e mantém uma infraestrutura de ponta.
Na visita aos dois ambientes, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância das pesquisas, dos projetos e a valorização dada pelo instituto para a formação do capital intelectual e desenvolvimento econômico e sustentável da região. “Daqui a dez anos, a capacidade intelectual da nossa gente estará no ápice. Utilizaremos aqueles que conhecem todo o processo, porque já passaram por um chão de fábrica. Daí a importância de investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação e aproveitar todo o recurso que é disponibilizado pela Lei de Informática, inclusive, linkando tudo isso com o fator educação”, salientou Bosco Saraiva.
O Sidia é referência no desenvolvimento de tecnologias focadas em 5G, IoT, Inteligência Artificial, VR/AR, Softwares Embarcados, Automação Industrial, Visão Computacional, entre outros. Atua em diversos setores como Indústria 4.0, Saúde e Varejo, criando novas tendências e oportunidades de negócios.
O superintendente da Suframa e equipe técnica da Autarquia foram recebidos na ação pelo superintendente do Sidia, VP Hyun Chung, pelos diretores técnicos André Neto e Marcelo Kim, o gerente de inovação tecnológica, Samy Assi, e o gerente técnico sênior, Marcel Goncalves.
Software embarcado
O Sidia realiza pesquisas na área de software embarcado com foco em televisores e dispositivos móveis. Essa tecnologia está presente nos sistemas operacionais de todos os modelos de smartphones da Samsung usados na América Latina. Atualmente, são mais de 100 milhões de usuários que possuem celulares com soluções desenvolvidas pelo instituto.
Por meio de pesquisas, o instituto realiza o aperfeiçoamento do tecnologias para a TV Digital Brasileira, criando soluções inovadoras como, por exemplo, nas áreas de acessibilidade, family caure e muito mais.
Saúde
O instituto ainda possui um dos laboratórios mais bem equipados do mundo na área de saúde, para a captação de biossinais que são transformados em soluções tecnológicas aplicadas a dispositivos vestíveis como smartwatches.