A Amazonas Energia, representada pela Diretora Jurídica e Regulatória Maria do Socorro Gama, participou nesta sexta-feira (26/08) da reunião do “Fórum Nacional da Mediação e Conciliação” (Fonamec), entidade criada em 2014 e que tem como objetivo fortalecer a política judiciária de tratamento adequado de conflitos, inclusive elaborando enunciados que têm efeitos vinculativos para a Justiça Estadual. Na ocasião, ocorreu a posse da diretoria do Fórum para o biênio 2022/2024, que tem como presidente o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, titular da 8.ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Numepec/TJAM).
A cerimônia de posse, ocorreu às 10h, no Auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro. Além do juiz Gildo Alves (como presidente), compõem a nova diretoria do colegiado o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Erik de Sousa Dantas Simões (1.º vice-presidente); e o juiz Juliano Carneiro Veiga, do TJ de Minas Gerais (2.º vice-presidente).
O Fonamec foi criado em 2014 durante um encontro nacional de Núcleos de Conciliação promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo fortalecer a Política Judiciária de tratamento adequado de conflitos.
Para a Diretora Jurídica da Amazonas Energia, o FONAMEC é “uma importante ferramenta para o aprimoramento das soluções alternativas de conflitos, que traz uma solução mais agradável e efetiva aos processos, pois o processo de mediação e de conciliação permite que as partes encontrem a solução conjuntamente, não lhes sendo mais impostas decisões de terceiros. A conciliação permite explorar um dos melhores aspectos do ser humano: a compreensão do próximo. Estamos muito felizes em participar de projetos como estes, que levam as pessoas a um ambiente de desjudicialização e de solução”, explicou.