A Suframa participa, até quinta-feira (31), em São Paulo (SP), do congresso “Intersolar South America”, considerado o maior evento solar da América Latina. O congresso teve sua solenidade de abertura na terça-feira (29) e ocorre no Expo Center Norte, como uma das atividades integrantes da programação da feira “The smarter E South América”. O objetivo é reunir especialistas e marcas locais e globais para apresentar inovações da cadeia produtiva dos setores fotovoltaico, produção FV e tecnologias termossolares, bem como discutir temas atuais relacionados aos avanços de mercado nesses segmentos.
Representada pelo servidor Adamilton Mourão, da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, e pela servidora Camila Carneiro, da Coordenação-Geral de Análise de Projetos Industriais, a Suframa participa do congresso na condição de visitante, prospectando empresas na área de exposição por meio da apresentação das vantagens comparativas e oportunidades de negócios do projeto Zona Franca de Manaus.
Somente no primeiro dia de atividades, os técnicos da Autarquia tiveram reuniões com relevantes entidades como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e a Câmara de Comércio e indústria Brasil e Alemanha, bem como realizaram contatos com mais de 25 empresas, entre fabricantes e distribuidores de produtos como placas solares, conversores e transformadores, entre outros.
Durante as interações, os técnicos conseguiram o agendamento de videoconferências e novas reuniões a serem realizadas posteriormente para aprofundar a explanação e demonstração das vantagens comparativas do projeto Zona Franca de Manaus.
De acordo com o servidor Adamilton Mourão, a presença e a atuação da Suframa no evento são importantes não apenas para intensificar ações de promoção comercial visando à atração de novos investimentos para a área de abrangência da Autarquia, mas também para a instituição se atualizar sobre as importantes inovações no mercado global das novas fontes e possibilidades de energia.
“Sem dúvidas, é um mercado que tende a crescer bastante nos próximos anos, diante dos desafios globais de buscar práticas ligadas à sustentabilidade, e a Suframa estar aqui significa que ela está atenta a essas novas oportunidades e possibilidades de desenvolvimento socioeconômico e sustentável para toda sua área de atuação”, destacou Mourão.