Responsável por promover avanços significativos a partir de atividades ligadas à pesquisa e inovação no Amazonas, o Polo Digital de Manaus foi um dos distritos de tecnologia escolhidos para compor o documentário brasileiro “Ecossistemas de Inovação”, que retrata a realidade do segmento no Brasil. Para falar sobre o tema, a produção do filme, dirigido pela jornalista Patrícia Travassos, procurou apresentar os ecossistemas do país e o que eles têm a oferecer em relação a soluções e entregas à sociedade.
Após percorrer centros de inovação reconhecidos nacionalmente, localizados em Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Amazonas, a equipe do documentário buscou apresentar iniciativas ligadas a hubs de inovação, empresas de base tecnológica e empreendedores do segmento. Segundo a diretora do filme relatou ao portal Época Negócios, a proposta foi “promover um passeio pelos diferentes sotaques e particularidades da inovação centrada nas pessoas, nas mudanças comportamentais e no impacto da tecnologia em nossas vidas”.
O diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) comentou que o reconhecimento da relevância do distrito de inovação de Manaus para o avanço do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação na região fica evidenciado ao ser apresentado entre os maiores do país.
“Os esforços de todos os que atuam no ecossistema local de inovação estão alinhados às preocupações expostas pela equipe do documentário, que focou em pontos como inclusão digital, diversidade e educação”. Monteiro complementa sua visão destacando que “temos cases de sucesso no Amazonas em diversas frentes, seja na entrega de tecnologias aproveitadas internacionalmente, tais como as embarcadas em smartphones, notebooks e televisores, seja no incremento na oferta de cursos superiores que capacitam a sociedade local a atuar em um mercado complexo, desafiador e crescente”.
Apoio da APDM
A produção do documentário, cuja pré-estreia em canais fechados ocorreu no dia 28 de agosto, contou com apoio da APDM, que além de contribuir com informações sobre o ecossistema local e indicações de fontes para participar do filme, cedeu imagens de apoio para valorizar o documentário e demonstrar como a tecnologia pode transformar a realidade socioeconômica na Amazônia, gerando reflexos positivos para a sociedade.