A cerimônia de inauguração do “Projeto de Instalação de Sistema Solar Fotovoltaico na Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos“, contou com a participação do cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, da presidente do Centro de Solidariedade São José, Rita Moss, do diretor Celso Batista, dos alunos, educadores e funcionários da escola. Também estiveram presentes representantes de vários órgãos, tais como: o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, a secretária executiva da capital da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ruth Lima, e o subsecretário de infraestrutura e logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcelo Campbell. O evento ocorreu em Manaus no dia 24 de agosto de 2023,
“Esperamos que esta doação, a qual foi realizada através do programa de ‘Assistência a Projetos Comunitários (APC) de Segurança Humana’ do governo japonês, contribua para melhorar a qualidade do ensino e que os alunos se dediquem cada vez mais aos seus estudos nesta excelente escola”, destacou Ogino.
- Executora do Projeto: Centro de Solidariedade São José
- Data da Inauguração: 24 de agosto de 2023
- Valor da Doação: R$ 451.086,00
Linhas Gerais do Projeto: Esta cooperação do Japão tem como objetivo melhorar a qualidade de educação e reduzir o aquecimento global, através da instalação na escola de um sistema solar fotovoltaico, cuja potência é de 76,5 kWp (150 módulos solares).
O programa de ‘Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC)’, o qual representa o desejo do povo japonês de participar dos esforços de solucionar as necessidades básicas no Brasil, oferece assistência financeira não-reembolsável a várias entidades, tais como organizações não-governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), hospitais, escolas e governos locais, a fim de auxiliar na implementação de seus projetos comunitários de desenvolvimento.
O Consulado-Geral do Japão em Manaus recebe solicitações das organizações que se situam dentro de sua jurisdição: AM, RO, RR e AC. Até o momento, foram beneficiados 35 projetos no total de R$ 12 milhões no Amazonas.
* Mais informação sobre APC: http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000028.html