O presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato, recebeu a mais importante outorga da Câmara Municipal de Manaus, a Medalha de Ouro ‘Cidade de Manaus’. A propositura é do vereador Marcelo Serafim (PSB), que ao lado da esposa de Jender, Lígia Araújo, fez a entrega da medalha ao homenageado.
A sessão foi dirigida pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Caio André, com a mesa de honra formada pelo Secretário de Estado da Cultura, Marcos Apolo Muniz, o Superintendente da Polícia Federal do Amazonas – Humberto Ramos, o juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas – Mauro Moraes Antony, o Subprocurador Adjunto da Procuradoria Geral do Município de Manaus – Marco Aurélio Choy, o prefeito de Parintins – Frank Luiz da Cunha Garcia, e o vereador de Manaus, Jander Lobato, irmão do homenageado.
Não poderiam faltar as apresentações da Marujada de Guerra, do levantador de toadas Patrick Araújo, do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e do bumbá bicampeão do Festival de Parintins, o boi-bumbá Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo. Os familiares, amigos e itens do Caprichoso também prestigiaram a homenagem.
O ex-presidente Dodozinho Carvalho e o novo presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, também estiveram presentes no ato.
O autor da proposta, vereador Marcelo Serafim, destacou a amizade com Jender Lobato – e se disse muito feliz em poder prestar uma homenagem para alguém com quem tem amizade há mais de 20 anos. “Temos uma longa história de vida. Eu estive contigo quando tu perdeste, quando te elegeste vice-presidente e quando ganhaste a eleição. Hoje, nessa plateia faltam duas pessoas que nos fazem muita falta – seu pai e sua mãe, tia Ana Adélia, e o tio João. Eu tenho certeza que eles estão no céu e muito orgulhosos do quanto tu fizeste essa estrela brilhar”, destacou Serafim.
O Secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, que no ato também representou o governador Wilson Lima, disse que a família de Jender lobato foi o grande esteio para que ele pudesse realizar a sua missão à frente do boi Caprichoso. “Muito me alegra como fazedor de cultura, há 40 anos, perceber que você hoje não está sendo homenageado por ser advogado, mas acima de tudo por você ser um trabalhador da cultura, alguém que dedicou seu talento, seu conhecimento para alavancar o Festival, para dar credibilidade novamente aos bois. A gente percebe sua dedicação, você é uma pessoa diferenciada e hoje essa medalha reconhece você como alguém que vem fazendo um trabalho extraordinário em Parintins, um trabalho que pode ser espelhado aqui na nossa capital”, declarou Apolo.
Marco Aurélio Choy – fez questão de lembrar do grande profissional do direito que é Jender – e sua carreira brilhante. Choy deixou a mensagem da OAB/Nacional e da OAB/Amazonas ao advogado Jender Lobato – lembrando que ele também já foi conselheiro da Ordem dos Advogados.
De acordo com o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, a medalha de ouro entregue a Jender, também é do povo de Parintins. “O reconhecimento da Câmara de Manaus – a um parintinense se estende a todos os demais conterrâneos. O Jender deixa o legado de um grande administrador, daquele que conseguiu conciliar a gestão com um espetáculo bonito do Caprichoso. Deixo aqui o meu reconhecimento a essa casa por ter premiado um jovem parintinense que contribui para cada vez melhorar a qualidade de vida do povo de Parintins, através do espetáculo da cultura do Boi Bumbá”.
O vereador Jander Lobato, irmão de Jender, declarou que seu discurso foi o mais simples porque falou com o coração, por ser parte integrante de sua família. O homenageado, Jender Lobato, se emocionou e agradeceu o reconhecimento do legislativo manauara. Ele disse que esse momento ficará marcado em sua história e memória.