O projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” chegou ao fim após a realização de oficinas, formações, vivências e apresentações teatrais em três comunidades rurais de Manaus. Como última atividade, o projeto iniciou nesta quarta-feira (23/08) oficinas culturais para moradores da zona urbana, em contrapartida ao Edital Thiago de Mello, da Prefeitura de Manaus. As oficinas seguem até sexta-feira (25/08) e estão sendo realizadas no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, no São José, zona Leste de Manaus.
As oficinas, realizadas no período da tarde, visam capacitar para a produção de espetáculos de teatro dentro da “linguagem do teatro de formas animadas”, indo de noções básicas de confecção de bonecos, técnicas de manipulação, até a montagem de produções teatrais. Todas as vagas disponibilizadas pelo projeto em parceria com o centro foram preenchidas. Ao todo, 15 alunos estão participando da formação.
O projeto Circuito Cultural iniciou no dia 31 de julho e passou por três comunidades rurais de Manaus, sendo elas: comunidade Ismail Aziz, localizada no 1,5 km, da BR-174; Comunidade do Km 35 da AM-010 e Tarumãzinho Comunidade São Sebastião.
As atividades contaram com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Divisão Distrital Rural (DDZ Rural), permitindo que as atividades ocorressem nas escolas: Centro Municipal de Educação Infantil Ismail Aziz; Escola Municipal Abílio Alencar e Escola Municipal São Sebastião II.
O projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” foi contemplado pelo Prêmio Thiago de Mello – 2022, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Prefeitura de Manaus. E contou com apoio cultural da Semed/DDZ Rural e Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça.
Balanço Geral
Idealizadora do projeto, a artista Ana Cláudia Motta afirmou que o resultado foi extremamente satisfatório. Ao todo, 90 professores e alunos, das três comunidades participaram das atividades que ocorreram de 31 de julho a 04 de agosto, com as oficinas, e de 16 a 18 de agosto com as apresentações. Durante as apresentações, mais de mil pessoas assistiram ao espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”, entre educadores, alunos, familiares e comunitários.
“Atingimos 100% do objetivo e ficamos muito felizes com o resultado alcançado. Esse projeto teve a força, potência e o impacto nessas comunidades que a gente gostaria. Recebemos avaliações positivas dos participantes, então a gente só tem realmente a agradecer a parceria que foi estabelecida com a Manauscult, Semed/DDZ Rural, escolas e gestores”, destacou Ana Cláudia.
Ficha Técnica
Além de Ana Cláudia Motta, o projeto contou com a equipe base de: Anne Oliveira (produção), Ana Oliveira (atriz e oficineira), Jean Palladino (ator e oficineiro), Robson Ney (ator e oficineiro); Hely Pinto (oficineiro) e Dionne Maciel (figurinos e adereços).