Começou nesta terça-feira (22/08) a 18ª Semana do Programa Iniciação Científica da Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus (AM). Com o tema “Ciência Fora da Caixa”, o evento amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), e pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), segue até quinta-feira (24/08), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A atividade conta com uma programação diversificada que inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e debates interdisciplinares para propiciar o compartilhamento de experiências e de conhecimentos entre pesquisadores da iniciação científica e a comunidade.
Durante o evento, a assessora da presidência da Fapeam, professora Maria Fulgência Bandeira, destacou que o Parev é um programa que apoia a realização de eventos relacionados à ciência, tecnologia e inovação no Amazonas. A iniciativa visa divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Sobre a iniciação científica, Fulgência considera importante esse incentivo e aproximação dos estudantes com a pesquisa na graduação, principalmente por contribuir para uma visão ampla dentro da área escolhida de atuação, assim como para que os alunos pensem de forma mais crítica e reflexiva.
“A Fapeam vem investindo bastante na pesquisa científica e inovação tecnológica no estado. Esse estímulo à pesquisa faz com que eles queiram progredir mais, se preparando para fazer mestrado e doutorado, por exemplo, e isso é muito importante para o desenvolvimento científico do estado”, acrescentou.
Segundo a coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Universidade Nilton Lins e coordenadora do evento, Ilsa Maria Coelho, a semana de iniciação científica também vai divulgar os trabalhos de jovens pesquisadores de iniciação científica, cujas as pesquisas foram desenvolvidas durante a edição 2022/2023 e, ao mesmo tempo, compartilhar conhecimentos com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
“Teremos apresentações de trabalhos científicos de alunos de graduação de várias áreas, como Medicina, Biomedicina, Nutrição, Direito, Veterinária, Biologia e Letras, palestras e oficinas voltadas à metodologia científica para dar suporte nos trabalhos de futuros cientistas”, acrescentou.
Ilsa reforça ainda que o evento permite a integração dos pesquisadores, estudantes, professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos. Os melhores trabalhos serão avaliados e premiados ao final do evento.