Nós nos esforçaríamos para pensar em dois animais mais diferentes do que cobras e pombas, mas Jesus nos diz na escritura de hoje para ser como ambos. Acredito que Ele usa esse exemplo para nos ensinar a importância de manter o equilíbrio em nossas relações com as outras pessoas. A cobra representa astúcia e sabedoria, enquanto a pomba representa inocência e gentileza. A Bíblia Amplificada diz que ser “inocente como pombas” significa “não ter objetivos egoístas”.
Pessoas que são inocentes sem também serem sábias geralmente abrem seus corações para as pessoas sem saber se essas pessoas são confiáveis. Eles não usam cautela razoável nos relacionamentos e muitas vezes acabam sendo feridos ou traídos. Em contraste, as pessoas que são astutas ou sábias sem também serem inocentes e gentis podem ser excessivamente desconfiadas dos outros, sempre esperando que as pessoas tirem vantagem delas.
Eles podem acabar tendo poucos relacionamentos profundos e significativos ou até mesmo sem amigos verdadeiros. Estar desequilibrado em qualquer direção – muito inocente ou muito astuto – pode impedir que as pessoas cultivem e desfrutem dos relacionamentos que Deus pode querer dar a elas.
O Espírito Santo nos ajudará a ser adequadamente sábios e inocentes ao mesmo tempo, para que possamos desenvolver relacionamentos saudáveis e equilibrados com os outros.
Oração do dia: Pai, ajuda-me a ser sábio como uma serpente e gentil como uma pomba para com todos que encontrar. Em nome de Jesus, amém.