BRASÍLIA – O deputado federal, Capitão Alberto Neto, encaminhou Indicação n.1142/2023 ao Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para que sejam promovidas as devidas articulações e esforços na criação da Universidade Federal do Alto Solimões (UFAS) e/ou a Universidade da Pan Amazônia.
“É preciso expandir as opções de cursos superiores que possibilitem a formação inicial e continuada da população do Alto Solimões, visando a interiorização da educação superior no Amazonas”, destacou.
O texto da Indicação, esclarece que a região do Alto Solimões, no Amazonas, é composta por nove municípios, e necessita de uma atenção diferenciada por parte do Poder público, pois vive uma realidade que não pode ser nivelada a outras regiões do país.
O parlamentar lembrou que o estado conta apenas com uma Universidade Federal, e a criação de uma nova instituição de ensino federal traria inúmeros benefícios para o desenvolvimento regional da Amazônia, além disso a iniciativa geraria muitas oportunidades, entre elas o acesso a uma educação de qualidade, formação de profissionais capacitados e a inserção no mercado de trabalho.
“As universidades seriam um catalisador para o crescimento econômico local, atraindo investimentos e impulsionando a criação de novas empresas e indústrias, que resultaria em mais oportunidades”, disse.
De acordo com o deputado outra Universidade Federal na região proporcionaria a oferta de novos cursos em diversas áreas do conhecimento, atendendo às demandas específicas da região e abrindo caminho para o desenvolvimento de setores estratégicos.
“A implantação de outra Universidade Federal na região seria um passo significativo para o progresso e o bem-estar da população do Alto Solimões e da Amazônia como um todo, promovendo o desenvolvimento sustentável e oferecendo um futuro mais promissor para as gerações futuras”, afirmou Capitão Alberto Neto.