O Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), que institui o Plano de Assistência Médica e Psicológica para os professores da rede pública do município com “Síndrome de Burnout”, avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ao ser deliberado no plenário da CMM pelos vereadores nesta quarta-feira (09), o PL tomou o n.º 247/2023 e vai à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastantes que demandam muita responsabilidade e tempo. A intenção do PL, é que os professores sejam avaliados em suas condições físicas, psíquicas e emocionais periodicamente, a fim de manter o seu bem-estar.
Para o vereador, que já atuou como professor universitário, o objetivo do PL é cuidar dos educadores, que desempenham papel fundamental para a sociedade. “Sabemos que lecionar exige muito dos nossos professores, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. São planejamentos, correções de provas, trabalhos e inúmeras reuniões. Nosso projeto é justamente para evitar que essa síndrome aconteça, e caso aconteça, nossos educadores tenham acesso ao atendimento indicado”, pontuou Dr. Daniel.
Caso seja aprovado o PL, a prevenção ou tratamento da Síndrome de Burnout, serão feitos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. O Município poderá firmar parcerias com clínicas particulares e entidades não governamentais, assim como convênios, protocolos, ajustes ou outros instrumentos.
Foto : Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação do vereador