Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participa na próxima semana, em Belém (PA), da Cúpula da Amazônia, encontro que busca a cooperação entre os países que abrigam o bioma com a adoção de uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região.
Waldez Góes participará de várias atividades para discutir questões relacionadas a conservação, proteção ambiental, preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia. As atividades começam neste domingo (6) e se estendem até a próxima quinta-feira (10).
Durante o evento, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoverá um debate sobre as oportunidades de desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e produtos da bioeconomia nas regiões de fronteira amazônica, além dos principais gargalos e modelagens de arranjos institucionais bem-sucedidos para governança de fronteiras. A atividade será neste domingo, a partir das 12h.
Além disso, o MIDR vai firmar dois importantes acordos. O Governo do Pará assinará a adesão ao Pacto pela Governança das Águas, que já conta com a participação de outros 12 estados. O ministro Waldez Góes assinará, ainda, um memorando de entendimento com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com foco em desenvolvimento territorial sustentável, redução das desigualdades sociais e erradicação da pobreza na região.
De terça (8) a quinta-feira (10), o ministro montará um gabinete provisório, na sede da Sudam, para atender demandas nas áreas de proteção e defesa civil, desenvolvimento regional e territorial, fundos e instrumentos financeiros e segurança hídrica.
Confira abaixo os eventos que contarão com a participação do ministro Waldez Góes:
A primeira atividade ocorre neste domingo (6), às 9h, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, local onde ocorre a Cúpula da Amazônia. Waldez Góes discursará na abertura da Plenária IV, que tem como tema mudança do clima, agropecuária e associobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional.
Pacto pela Governança das Águas
Em seguida, às 10h30, o ministro participa da assinatura do Pacto pela Governança das Águas com o Governo do Pará. O objetivo da iniciativa é fortalecer a relação entre os estados e a União na realização conjunta de ações para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. O Pará será a 13ª unidade da federação a aderir ao pacto.
Segurança hídrica
Às 11h, o ministro falará sobre as ações e programas de segurança hídrica do MIDR no Workshop de Trabalho dos Diretores de Águas dos Países Amazônicos. A atividade é organizada em parceria pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), instituição vinculada ao MIDR, e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Política de fronteiras
No início da tarde, a partir das 12h, o ministro participará da abertura da Atividade Autogestionada MIDR: Fronteiras Panamazônicas, que vai discutir as oportunidades de desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e produtos da bioeconomia nas regiões de fronteira amazônica, além dos principais gargalos e modelagens de arranjos institucionais bem-sucedidos para governança de fronteiras.
Bioeconomia
Em seguida, Waldez Góes participa dos Diálogos sobre Bioeconomia Amazônica e Transformação Rural. A mesa de debate será composta por vários ministros, além de representantes da OTCA e da FAO.
Desenvolvimento da Amazônia
Ainda no domingo, Waldez Góes participa da rodada de debates “Desafios para o desenvolvimento das Amazônias”, no auditório da Superintendência da Amazônia (Sudam), órgão vinculado ao MIDR, que abordará assuntos como mudanças climáticas, bioeconomia e modelos produtivos sustentáveis.
Cooperação com a FAO
Na segunda-feira (7), o ministro Waldez Góes assina um memorando de entendimento entre o MIDR, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Sudam. O objetivo é o desenvolvimento de um trabalho integrado com foco no desenvolvimento territorial sustentável e na inclusão socioprodutiva das populações tradicionais mais vulneráveis, além da redução das desigualdades sociais e da erradicação da pobreza.
Ainda na segunda, Waldez Góes participa de evento da Bio-Tec Amazônia, com o tema “Rastreabilidade e Certificação das Cadeias Produtivas da Amazônia”.
De terça (8) a quinta-feira (10), o ministro montará um gabinete provisório, na sede da Sudam, para atender demandas nas áreas de proteção e defesa civil, desenvolvimento regional e territorial, fundos e instrumentos financeiros e segurança hídrica.
Serviço:
Domingo (6)
Plenária IV – Mudança do clima, agropecuária e associobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional
Horário: 9h
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia – Av. Doutor Freitas, s/n, Marco – Belém (PA)
Assinatura do Pacto pelas Águas com o Governo do Pará
Horário: 10h30
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sala 3 – Av. Doutor Freitas, s/n, Marco – Belém (PA)
Workshop de Trabalho dos Diretores de Águas dos Países Amazônicos
Horário: 11h
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sala 3 – Av. Doutor Freitas, s/n, Marco – Belém (PA)
Atividade Autogestionada MIDR: Fronteiras Panamazônicas
Horário: 12h
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sala 3 – Av. Doutor Freitas, s/n, Marco – Belém (PA)
Desafios para o desenvolvimento das Amazônias
Horário: 16h
Local: Auditório Central da Sudam – Av. Almirante Barroso, 426, Belém (PA)
Segunda-feira (7)
Assinatura do Memorando de Entendimentos entre FAO, MIDR e Sudam
Horário: 13h30
Local: Auditório Central da Sudam – Av. Almirante Barroso, 426, Belém (PA)
Evento da Bio-Tec Amazônia paralelo aos Diálogos Amazônicos
Horário: 15h
Local: Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – Travessa Dr. Moraes 21, Nazaré – Belém (PA)