BRASÍLIA – O deputado federal Capitão Alberto Neto, protocolou a Indicação n.1093/23, que sugere ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o aumento do número de bases fluviais da Polícia Federal no Amazonas e o aumento do efetivo policial na região.
O parlamentar explicou que, de acordo com a Nota Técnica do Fórum de Segurança, a Amazônia Legal possui poucos delegados para investigar os crimes que ocorrem na região. Nos estados que fazem parte da Amazônia Legal há apenas um delegado para cada 2.451 quilômetros quadrados, enquanto em todo Brasil tem um delegado a cada 734 quilômetros quadrados.
“A Amazônia Legal possui média de violência letal superior à média nacional. No ano passado, o Amazonas, por exemplo, apresentou a maior taxa de crimes violentos letais intencionais, com um índice de 33,1 mortes a cada 100 mil habitantes, totalizando 1.432 assassinatos”, destacou.
De acordo com o deputado a combinação de uma extensa área territorial com um efetivo muito reduzido de policiais, principalmente os profissionais vinculados à investigação criminal, produzem as condições ideais para que as organizações criminosas do narcotráfico aumentem a circulação de seus ativos, sobretudo a cocaína.
“Sugiro que o Ministério da Justiça e Segurança Pública possa aumentar o efetivo policial da União no Estado do Amazonas além de buscar a instalação de mais bases fluviais na região, a semelhança da Base Arpão, visando à redução da criminalidade e o combate às organizações criminosas”, enfatizou Capitão Alberto Neto.