O vereador Diego Afonso (União Brasil), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, reuniu-se com os presidentes da concessionária e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Diego Dal Magro e Elson Andrade, respectivamente, na manhã desta quinta-feira (03/08), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O objetivo da conversa foi para tratar sobre o cumprimento do Termo de Ajuste de Gestão (TAG).
Durante a reunião, também foi cobrado esclarecimentos sobre a interrupção no abastecimento de água que atingiu Manaus na semana passada. Estiveram presentes, ainda, os vereadores Caio André, Rodrigo Guedes, Rosivaldo Cordovil e Ivo Neto.
“Nós chegamos no consenso de que, no dia 22, tanto a Ageman como a concessionária vão informar se tem como fazermos uma Tribuna Popular para apresentar o novo estudo da rede de esgoto à população e aos vereadores. E também já começar a narrativa para cumprimento de cada cláusula, demonstrando e debatendo cada benefício que a população terá com o cumprimento do TAG. Também já estamos alinhando a data para o anúncio da redução, já prevista para as próximas semanas”, afirmou Diego Afonso.
A pedido da Câmara Municipal de Manaus, a concessionária fará ações itinerantes e campanhas informativas na capital, para receber demandas de problemas na rede de abastecimento e explicar os benefícios do TAG. Todos os processos serão acompanhados pelos vereadores da Casa.
O TAG foi resultado dos trabalhos da CPI da Águas de Manaus, que garantiu o desconto de 25% na taxa de esgoto aos usuários já existentes. Também foi estabelecida a tarifa zero para os consumidores que não possuem nenhuma etapa do serviço de esgotamento.
Visita técnica – Ainda nesta quinta-feira, os vereadores se deslocaram até a Ponta do Ismael para verificar as providências tomadas pela concessionária quanto aos problemas que ocasionaram a falta de água na capital.
“A CPI e a equipe técnica foram in loco para detectar o problema e acompanhar, de fato, o que houve com a falta do abastecimento. A interrupção no fornecimento de energia acabou comprometendo o maquinário e o sistema de abastecimento de água. Nós acompanhamos desde os motores que foram inundados ao rompimento de toda tubulação. As providências foram tomadas e nós viemos detectar, para que a população também tenha uma resposta rápida.