No dia mundial do combate ao câncer de pulmão, (01/08), o vereador Gilmar Nascimento (Sem partido) destaca o projeto de sua autoria, que visa proteger a saúde da população e combater os altos índices de câncer de pulmão associados ao tabagismo. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 207/2023, que propõe proibir o uso de cigarros eletrônicos e dispositivos similares em ambientes coletivos.
O vereador destaca que o projeto também tem como foco prevenir que jovens e adolescentes se envolvam com o tabagismo convencional após o contato inicial com os cigarros eletrônicos. O projeto do vereador Gilmar Nascimento visa atualizar a legislação municipal, garantindo ambientes coletivos mais saudáveis e protegendo a saúde de todos os cidadãos.
O câncer de pulmão, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), está diretamente relacionado ao tabagismo em cerca de 85% dos casos. Em seu projeto, o vereador afirma que é alarmante observar que o uso de cigarros eletrônicos e dispositivos similares também tem contribuído para esse cenário preocupante, levando a emergências respiratórias com sintomas semelhantes aos da Covid-19.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador