Com o objetivo de trazer mais acessibilidade e informação, a TV Câmara Manaus, incluiu intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libra) durante a exibição do telejornal Bom Dia Câmara, que estreou na grade de programação da emissora nesta terça-feira (1º/08). A inserção é inédita no telejornalismo manauara e marca a estreia da nova programação do canal legislativo.
Além do matinal, o jornal das 18h, “CMM Notícias”; e o boletim informativo “Momento Câmara” também contarão com interpretação em Libras.
Para o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), a iniciativa é um marco desta legislatura, que tem atuado bastante em busca da inclusão dos deficientes, além de ser uma conquista histórica para a comunidade surda.
“Isso é fundamental para dar mais acessibilidade à população e é um trabalho da Diretoria, capitaneada pelo Mário Martinho, mas também de todos os funcionários da Dicom e da nossa presidência, que visa, desde o início, dar mais acessibilidade, trazendo inclusão para essa parte importante da população”, enfatizou o parlamentar.
O intérprete de Libras Renan Rodrigues, responsável pela janela de libras da TV Câmara, explica que a Língua Brasileira de Sinais é uma ferramenta necessária para os surdos.
“A Câmara sempre tem trabalhado nesse ponto da inclusão e fazer com todos possam ter acesso às notícias e ao que está sendo discutido na Casa Legislativa”, comentou.
O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), autor da Lei que institui o dia 26 de julho como o Dia Municipal do Intérprete da Língua Brasileira de Sinais, comemorou a novidade na TV Câmara e espera que esse seja um e exemplo para outros canais de televisão.
“Espero que este seja o primeiro passo para que outras emissoras possam adotar a janela de Libras. Estamos fazendo história, porém, mais do que isso queremos ser um propagador de boas ideias”, disse.
O Bom Dia Câmara, que que é exibido a partir das 8h15, o CMM Notícias às 18h e os boletins, exibidos durante a programação, são veiculados de segunda a sexta-feira na TV Câmara, canal aberto 6.3 e nas redes sociais da Câmara Municipal de Manaus.
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM