Um grupo de empreendedoras do ramo de alimentos e bebidas da cidade de Manaus deu início a capacitação do programa “Empreenda como uma mulher”. Essa iniciativa, fruto da parceria entre a Coca-Cola Brasil e o Sebrae, tem como objetivo capacitar mais de 400 empreendedoras em Manaus e Presidente Figueiredo e outras 100 em Parintins, impulsionando seus negócios e promovendo o empoderamento feminino.
Como parte do curso, o grupo participou do primeiro módulo presencial da capacitação que contou com mais de 70 mulheres. O curso “Como usar as ferramentas digitais para alavancar o seu negócio” foi realizado no Laboratório de Inovação do Sebrae (Sebraelab), localizado na unidade da Avenida Leonardo Malcher, Centro. Ao longo da capacitação, com aulas online e presencial, as participantes terão a oportunidade de receber treinamento e orientação sobre empreendedorismo, ampliar seus contatos, estabelecer networking e trocar experiências com outras empreendedoras, construindo uma rede de apoio.
A parceria entre a Coca-Cola Brasil e o Sebrae faz parte da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, que visa capacitar centenas de milhares de pequenos empreendedoras do varejo alimentício em todo o país. O programa oferece capacitação, encontros e conteúdos sobre gestão de negócios, com o intuito de fortalecer o conhecimento e promover o crescimento das participantes.
Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil, ressalta a importância desse tipo de programa para a inclusão e o empoderamento das mulheres. “Entendemos também que, por meio de programas como esse, fomentamos a inclusão dessas mulheres por meio de seu potencial produtivo, contribuindo com sua capacitação para que possam gerar sua própria renda de maneira digna”, afirma Haffner.
Uma das empreendedoras que tem a vida impactada positivamente pelo programa e faz parte da primeira turma é Alba Barroso, que trabalha oferecendo serviço de café da manhã. “O curso me trouxe muitas expectativas positivas para fazer meu negócio crescer ainda mais”, destaca Alba.
Outra participante, Sâmila Pinheiro, começou sua jornada empreendedora com apenas R$ 70 reais em 2014, impulsionada pela necessidade, como muitas mulheres. Sempre conectada e atenta às oportunidades, foi impactada pelo programa e participa das capacitações com o foco no crescimento do seu negócio. “Encontros presenciais como este proporcionam muita troca, o que nos impulsiona e inspira. Além disso, a plataforma é completa e oferece uma série de conteúdos que ajudam as empreendedoras a terem mais domínio do seu negócio”, reforça Sâmila.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O edital do projeto “Empreenda como uma mulher” ainda está aberto para preenchimento de vagas, em Manaus. Para mais informações e inscrições, acesse: www.cocacoladaumgasnoseunegocio.com.
A parceria estratégica entre a Coca-Cola Brasil e o Sebrae visa preparar as empreendedoras beneficiadas pelo programa para enfrentar os desafios do mercado, fortalecendo assim o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atuam, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
“As participantes terão muitas dicas para impulsionar os negócios, além de ser uma oportunidade para ampliação de contatos, trocas de experiências e formação de uma rede de empreendedoras. Em Parintins, as inscrições estão encerradas, mas em Manaus ainda temos vagas”, reforça Débora Sales, assistente Técnica do Sebrae Amazonas.
Com a capacitação proporcionada pelo programa “Empreenda como uma mulher”, as empreendedoras terão a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para expandir seus negócios e alcançar o sucesso no mercado de alimentos e bebidas. Dentre os cursos planejados estão o de “Marketing Digital”, “Marketing e Vendas”, “Finanças para Micro e Pequenas Empresas”, entre outros. Essa iniciativa reafirma o compromisso da Coca-Cola Brasil e do Sebrae em promover o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino, impulsionando a economia e a transformação social.
Sobre o programa “Empreenda como uma mulher”
Lançado em 2022, o projeto, que já capacitou mais de mil mulheres no país, chega à região Norte totalmente reformulado. Na nova fase do programa, as participantes terão a oportunidade de acelerar seus negócios por meio de uma metodologia que combina aulas teóricas e práticas com conteúdo sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento, aspectos comportamentais, além de uma análise individual do negócio para avaliar pontos como maturidade, pontos fortes e deficiências, governança e impacto na sociedade. O conteúdo foi revisado com base nos aprendizados observados com as primeiras turmas, atendendo às necessidades das empreendedoras e impulsionando ainda mais seus empreendimentos. O programa terá duração de até seis meses, e os módulos estão divididos em três níveis: básico, médio e avançado.