Projeto “Papo por Elas” visa levar educação em direitos das mulheres para crianças e adolescentes. Nesta edição, o foco é a identificação de situações de abusividade.
O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, neste mês, uma rodada de bate-papo sobre violência contra a mulher em escolas públicas de Manaus. Intitulado “Papo por Elas”, o projeto leva profissionais do Núcleo da área jurídica, serviço social e psicologia para conversarem com os alunos e esclarecer sobre aspectos que podem configurar abusividade na relação. A atividade faz parte das ações da campanha Agosto Lilás, que alerta para o enfrentamento à violência contra a mulher.
Nessa terça-feira (09), foi a vez dos alunos do Colégio Militar da Polícia Militar 6, no bairro Lago Azul, na Zona Norte, participarem do projeto. Para a defensora pública Stéfanie Sobral, que coordena o Nudem atualmente, o principal objetivo é levar a educação em Direitos para crianças e adolescentes a fim de construir uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.
“O projeto surgiu em 2019, e nesta edição buscamos levar a esses alunos informações importantes sobre como identificar um relacionamento abusivo e que a violência nem sempre é só física, podendo ser psicológica, moral, sexual e patrimonial. Essas crianças e adolescentes estão na base da sociedade, muitas vezes passam por essas situações em casa e não sabem como lidar, como se proteger. E esse é o nosso papel: de conversar, levar informação e prestar apoio jurídico quando necessário”, pontuou a defensora.
A atividade envolveu alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Durante a programação, os estudantes fizeram uma apresentação especial, declamando a Lei Maria da Penha em cordel, e apresentando os aspectos da violência contra a mulher de forma teatral. A aluna Daniella Dourado, do 6º ano, desenhou um painel com mulheres incentivando a denúncia.
A defensora Suian Lopes, que tomou posso recentemente, falou sobre a importância da Lei Maria Penha no combate à violência doméstica e, ao final, os estudantes participaram de uma dinâmica para identificar se em algumas frases havia conteúdo abusivo.
“Eu gostei bastante dessa atividade porque acho que momentos como esse são importantes para nos preparar, principalmente quando estamos entrando na fase dos relacionamentos, e sabermos identificar se essa relação é saudável ou não. Precisamos estar preparados para fazer a escolha certa”, disse a aluna do 3º ano do ensino médio, Flávia Eliza.
“A gente sabe que essa é uma realidade na vida de muitas famílias e ações como essas nos ajudam a munir nossos alunos com ferramentas para identificar e proteger da violência doméstica, seja num relacionamento em que o aluno esteja envolvido ou mesmo no seio da família ou pessoas próximas. A gente agradece a Defensoria porque sabemos que os frutos disso serão positivos”, afirmou o diretor da escola, major André de Souza.
Ao longo do mês de agosto, o Nudem vai visitar outras escolas da rede pública estadual com o projeto “Papo por Elas”.
*Texto: Kelly Melo*
*Fotos: Evandro Seixas – DPE/AM*