A atriz, modelo e ativista Sofia Sanchez canalizou a primeira Barbie com síndrome de Down da Mattel e atingiu o tapete rosa para a estreia mundial da Barbie, em Los Angeles.
Para o evento, a jovem de 14 anos se vestiu com uma réplica do vestido floral usado pela boneca. De acordo com a Mattel, a roupa “apresenta borboletas e cores amarelas e azuis, que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down”.
Em um comentário compartilhado em uma postagem no Instagram dando aos fãs uma ” espreitadela por trás das costuras do vestido personalizado pintado à mão” de Doloris Petunia, Sanchez escreveu que, graças ao vestido, ela sentiu que “se tornou” a Barbie.
Na estréia, ela também teve a chance de conhecer várias estrelas, incluindo Margot Robbie . “Me belisque”, ela escreveu ao lado de uma foto dos dois juntos.
Sanchez – que tem um papel na prequela de Jogos Vorazes , The Ballad of Songbirds and Snakes , e é conhecida por seu vídeo viral , “Down Syndrome Is Not Scary” – apareceu anteriormente com a boneca no Good Morning America e disse em um TikTok que isso “a deixou tão feliz”.
” Sou eu e minha nova Barbie …que por acaso tem um cromossomo extra como eu!” ela escreveu em um post de mídia social na época.
Em abril, a Mattel disse que a boneca foi “criada para permitir que ainda mais crianças se vejam na Barbie, assim como a Barbie reflete o mundo ao seu redor”.
“A boneca Barbie com síndrome de Down tem como objetivo inspirar todas as crianças a contar mais histórias por meio da brincadeira”, acrescentaram em um comunicado à imprensa.
A roupa da boneca também inclui um “colar com pingente rosa com três divisas voltadas para cima, representando as três cópias do cromossomo 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down”, disse a Mattel. “As três divisas, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down e representam ‘os poucos sortudos’ que têm alguém com síndrome de Down em suas vidas.”
“Como a linha de bonecas mais diversificada do mercado, a Barbie desempenha um papel importante nas primeiras experiências de uma criança, e estamos empenhados em fazer nossa parte para combater o estigma social por meio da brincadeira”, Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel e chefe global da Barbie. & Dolls, disse em um comunicado.
Acrescentou McKnight: “Estamos orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com síndrome de Down para melhor refletir o mundo ao nosso redor e promover nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira”.