O vereador Raiff Matos (DC) ingressou, nesta segunda-feira, com uma moção de repúdio na Câmara Municipal de Manaus (CMM) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão de suas falas contra a família durante o Foro de São Paulo que reuniu partidos e movimentos sociais de esquerda da América Latina, no fim do mês passado.
“É um absurdo essa fala. Ele disse em alto e bom tom que trabalha há muitos anos contra a família. A nossa Constituição garante que a família é a base da sociedade e o presidente vem falar que trabalha contra pautas de costumes, que trabalha contra essas pautas da família. É um absurdo! Ele deveria voltar para a prisão”, afirmou o vereador.
O encontro do Foro de São Paulo foi realizado entre os dias 29 de junho e 2 de julho, depois de 3 anos sem encontros, por causa da pandemia da covid-19.
“Durante a campanha à Presidência, falaram que o Foro de São Paulo não existia. Nada melhor do que o tempo para revelar a verdadeira fábrica de fake news do Brasil”, afirmou o vereador.
Entendendo o caso
O Foro de São Paulo é um movimento de esquerda fundado em 1990*, por Lula e Fidel Castro, após a queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e que tem mais de 120 partidos de esquerda das Américas associados e, que segundo a Gazeta do Povo, alguns movimentos de guerrilhas como: As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que desempenharam um papel de destaque no passado e ainda constam como membro oficial do Foro de São Paulo. Outros grupos guerrilheiros, como o Exército de Libertação Nacional, da Colômbia (ELN) e o Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), do Chile também constam.
Em suas falas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que tem orgulho de ser comunista. Sim, um presidente que se diz em prol a democracia diz ter orgulho do regime ditatorial que matou no mundo mais de 100 milhões de pessoas e que em Cuba fuzilava homossexuais em Praça Pública. Em suas falas Lula diz ser contra o patriotismo e pelo costume da família:
“Aqui no Brasil nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo, ou seja, aqui nós enfrentamos o discurso de tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater”, disse Lula.
Veja o vídeo com tais falas de Lula e parte da matéria da Revista Oeste: