Com o intuito de qualificar profissionais que atuam no setor de obras públicas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), promoveu um curso prático nos dias 26 e 27/6.
O evento contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), de Saúde, de Educação, Instituto Municipal de Planejamento Urbano Planejamento (Implurb), além de membros da iniciativa privada e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-Am).
“Esta capacitação representa um marco no compromisso de melhorar a infraestrutura de Manaus. Através de treinamentos focados e da troca de experiências, podemos garantir que os profissionais envolvidos em obras públicas estejam aptos a desenvolver projetos de alta qualidade que beneficiem diretamente a população”, afirmou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.
O curso com 27 participantes foi elaborado para abordar os principais aspectos do projeto básico, execução e fiscalização de obras públicas, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais envolvidos nessas áreas. As aulas foram por meio de aulas teóricas e práticas, e os participantes tiveram a oportunidade de discutir casos reais e compartilhar experiências.
Para o engenheiro e presidente do Crea-AM, Afonso Lins, o treinamento serviu para que os participantes aprendessem sobre os aspectos práticos envolvidos no planejamento e execução de obras, como também alinhar parcerias com a Prefeitura de Manaus.
“A gente precisa qualificar os nossos profissionais cada vez mais, para que não possamos cometer erros primários. Nosso pessoal estará preparado para analisar e verificar as obras da cidade Manaus. O IMMU já é nosso parceiro, e agora o prefeito David Almeida está abrindo as portas para que haja essa cooperação entre os órgãos”, falou Lins.
Além disso, a iniciativa também busca promover uma maior transparência e eficácia na gestão dos recursos públicos, o que é crucial para a realização de obras que atendam às necessidades da população de Manaus. Após a finalização do curso, os participantes receberam certificados de participação e saíram satisfeitos com o conteúdo apresentado.
“Foi um aprendizado muito importante em que conseguimos entender e tirar algumas dúvidas sobre a nova lei de licitações (Lei 14.133/2021) e nos adequarmos na elaboração dos projetos e principalmente, o que fazer e o que não fazer como fiscal de obras ou fiscal de contrato. É um crescimento profissional e também um diferencial para gestão de tantas obras novas que estão sendo realizadas na cidade de Manaus”, apontou a participante Angela Lacerda.
O curso teve como instrutor o renomado professor Msc. Vinicius Medeiros Vieira Dantas, que ocupa o cargo de diretor de Controle Externo de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Com sua vasta experiência e conhecimento na área, o professor Vinícius foi capaz de proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada dos elementos críticos envolvidos no planejamento, execução e fiscalização de obras públicas. Sua abordagem didática e foco em aspectos práticos certamente contribuíram para enriquecer o conteúdo do curso e capacitar os profissionais envolvidos.