Neste fim de semana, Parintins (369 quilômetros de Manaus) recebe o projeto “Banzeiro Alternativo”, com as bandas Os Tucumanus e Alaídenegão. A estreia vai compor a programação paralela do 56° Festival Folclórico de Parintins, com apresentações nos dias 1° e 2 de julho, às 17 horas, na Praça da Catedral, com acesso gratuito.
A vivência artística com as duas bandas, acontece no dia 1° de julho, às 9 horas, na Estação da Cultura, localizado também na Praça da Catedral.
A iniciativa, com apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem a proposta de levar o trabalho autoral das bandas amazonenses para o interior, formar novos públicos e promover um intercâmbio com artistas de diferentes municípios.
Segundo Denilson Novo, guitarrista da Tucumanus, o “Banzeiro Alternativo” conta com shows, vivências e a produção de um registro audiovisual. Ele explica que o projeto tem objetivo de percorrer todas as calhas de rios do Amazonas e começa pela Ilha Tupinambarana.
“Parintins, além da maior população das cidades do interior, tem também o maior exemplo de desenvolvimento econômico no setor cultural de todo o Amazonas. É o lugar ideal para o nosso banzeiro ganhar força e reverberar por todos os beiradões do nosso estado”, afirmou o idealizador do projeto.
Rafael Ângelo, vocalista e guitarrista da banda Alaídenegão, destaca que a iniciativa reflete a história e sonoridade dos dois grupos que se dedicam a contar e cantar a realidade do cenário amazônico.
“É um encontro com a nossa própria essência e com tudo que sempre nos inspirou a nos entregar às artes”, define o músico.
A equipe técnica é formada também pela assessora de mídias sociais Grazieli Nogueira, do jornalista Orlando Júnior e do videomaker Ricardo Moraes, responsáveis por todos os registros de cada viagem. O público pode acompanhar todos os detalhes pelas redes sociais dos Tucumanus e Alaídenegão.
A primeira apresentação do “Banzeiro Alternativo” tem ainda o apoio da Panificadora Brioche e da Clínica Referência Odontológica.
Serviço:
Vivência na Estação da Cultura – 1° de julho, 9h
Os Tucumanus – 1° de julho, 17h
Alaídenegão – 2 de julho, 17h
FOTOS: Divulgação