Linda Elmquist, de Tucson, Arizona, sorriu amplamente enquanto segurava seu cachorrinho no alto. Por fim, Scooter estava sendo reconhecido por suas melhores qualidades na sexta-feira ao receber o título de cachorro mais feio do mundo.
A competição, realizada como parte da feira Sonoma-Marin em Petaluma, Califórnia , nos últimos 50 anos, é um evento de renome mundial que promove a adoção de cães e mostra caninos extraordinários que desafiaram a adversidade – e celebram suas imperfeições.
Scooter, um chinês de crista com cabelos ralos, rabo de rato e uma língua que simplesmente não fica na boca, certamente superou desafios em seus sete anos. Quando ele era apenas um filhote, um criador levou Scooter ao controle de animais em Tucson para que fosse sacrificado. Ele havia nascido com as patas traseiras voltadas para trás, uma condição que parecia garantir que ele nunca andaria.
Um socorrista o levou para casa para lhe dar “uma chance de encontrar um bom lar e uma vida razoavelmente normal”, diz a biografia de Scooter no concurso.
Com a ajuda da terapia e de um carrinho especializado, Scooter consegue andar e “não faz ideia de que é diferente de qualquer outro cão”, diz a sua biografia.
“Estou muito feliz e incrivelmente orgulhoso por Scooter ter sido coroado o vencedor do concurso de cachorro mais feio do mundo”, disse Elmquist, proprietário de Scooter, em um comunicado. “Apesar dos desafios que enfrentou com suas patas traseiras deformadas, Scooter desafiou todas as probabilidades e nos mostrou o verdadeiro significado de resiliência e determinação.”
Foi essa determinação que deu a Scooter vantagem sobre outros competidores, incluindo Prince, uma mistura de chow chow com rosto amassado e orelha de abano, e Wild Thang, um pequinês que parecia mais uma luxuosa peruca ambulante do que um filhote.
O concurso começou na década de 1970, quando Ross Smith, membro da Old Adobe Association de Petaluma, estava procurando uma maneira de arrecadar dinheiro. Depois que o desfile de animais de estimação foi substituído por um concurso de cães, Smith sugeriu um concurso de cães feios. A ideia pegou e o concurso sobreviveu, contrastando com as exposições de cães que destacam habilidades especiais ou pedigree.
Os ex-vencedores incluíram Scamp the Tramp em 2019, um vira-lata com olhos esbugalhados e cabelo emaranhado; Quasi Modo em 2015, uma mistura de pastor e pit bull cujos defeitos de nascença na coluna o deixaram corcunda; e Walle , uma mistura de beagle, bassett e boxer que um juiz em 2013 disse que parecia ter sido “Photoshopado” de vários cães diferentes. Mas os cristados chineses provaram ser a raça a ser vencida, conquistando o título pelo menos 10 vezes desde 2000.
Na sexta-feira, Scooter deixou sua raça orgulhosa, conquistando o coração dos juízes e o prêmio máximo de $ 1.500 e um troféu.