Após descrever o movimento de redenção que Deus opera por meio do sacrifício de seu filho. Paulo passa a ensinar como isso se aplica em nossa realidade e relações.
Aprendemos com o apóstolo que a nova vida em Cristo produz em nós uma nova moral. A Fé Cristã não é moralista, porém possui uma moral. A diferença de um sujeito moral para um moralista é que o moralista, do ponto de vista teológico, acredita que pode se salvar por suas boas obras morais, porém não entendeu que o problema do ser humano não é apenas uma questão comportamental, antes é um problema de conversão do coração.
Já o discípulo de Jesus, que nasceu de novo, sabe que esse novo nascimento deve produzir uma nova conduta, um novo procedimento, uma moral que conduz a vida e a preservação dela. É isso que Paulo está́ ensinando aqui (Cl 3.1-17) de forma bem prática e podemos extrair alguns ensinamentos para aplicar em nossa caminhada com Jesus, sobretudo em nossa família:
1. VIVER A VIDA DA RESSURREIÇÃO: Paulo lembra que ressuscitamos com Cristo, assim não faz mais sentido viver na vida de morte. Devemos procurar as coisas que fazem parte dessa nova vida da ressurreição e isso é possível, pois Cristo nos dá́ poder para viver assim;
2. FAZER MORRER A VELHA VIDA: Se vivermos a vida da ressurreição, então a velha vida deve morrer, pois não dá para querer manter as duas vidas, uma exclui a outra. A moral da nova vida é incompatível com a imoralidade da velha vida;
3. PRÁTICAS ANTIGAS DEVEM SER DEIXADAS: Esse é um imperativo e não uma sugestão! Não podemos mais compactuar com práticas como: imoralidade sexual, mentira, desejos maus, ganância, maledicência, etc. Deus abomina essas práticas.
4. PRÁTICAS NOVAS DEVEM SER ABRAÇADAS: No lugar da imoralidade, nasce uma nova Moral, no lugar das práticas de morte, nascem agora práticas de vida, tais como: bondade, compaixão, humildade, mansidão, paciência, perdão. Assim, nessa nova prática se evidencia a nova vida em Cristo.
Assim que somos chamados a viver como discípulo de Cristo não importa o ambiente que estivermos. Essa nova moral deve aparecer em nossa vida, como fruto do poder da ressurreição que agora opera em nós por meio do Espírito Santo.