Criado em março deste ano, o G9+1 têm como meta o desenvolvimento de políticas públicas, para atender questões pontuais e essenciais dos municípios que compõem o Alto Solimões. Hoje, tem como presidente, o prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy (MDB).
O evento com o tema “central: “Cenário e Perspectivas das Políticas Públicas para a Região do Alto Solimões da Concepção à avaliação e encaminhamentos”, está ocorrendo no município de Santo Antônio do Iça (879 quilômetros de Manaus) e reúne os prefeitos e representantes das municípios do Alto Solimões que formam o G9+1: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Juruá, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tonantins.
Estão sendo debatidas questões sobre educação, saúde, territorialidade, segurança pública, economia, sustentabilidade, povos tradicionais e diversidade sociocultural.
O presidente do G9, o prefeito de Benjamin Constant David Bemerguy, espera que o encontro possa dar mais visibilidade para o Alto Solimões.
“Estamos retomando uma mobilização que já fizemos no passado e dando um novo rumo para a região. E temos um único compromisso, melhorar a vida das pessoas que moram aqui”, disse.
Durante a realização do Encontro do G9, acontece simultaneamente a 5° Edição do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões- FORDIME-AS/AM.
O objetivo do Fórum é fomentar a colaboração entre os municípios, em prol de políticas educacionais. Outra meta será a viabilização da construção de um referencial curricular específico para os municípios do Alto Solimões.