O vereador Joelson Silva (Patriota) destaca a importância da campanha Junho Violeta, que tem como intuito conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos.
De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do painel de indicadores criminais, entre os meses de janeiro a abril deste ano, Manaus registrou 3.287 crimes tendo idosos como vítimas.
Joelson Silva reforça o seu compromisso no combate à violência contra a pessoa idosa. “Os idosos precisam dos nossos cuidados, é nossa a responsabilidade de garantir o bem estar e a segurança deles. Eu acompanho pelas mídias que a maior parte das pessoas idosas, são agredidas pelos seus próprios filhos ou um parente próximo, e o pior que muitos desses idosos residem com o agressor. Precisamos mudar essa estatística, eles precisam do nosso carinho e atenção”, afirmou o vereador.
Casos – Um dos casos mais recentes, que repercutiu no início de junho, divulgado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), foi de um homem de 28 anos, preso em Manaus por maus-tratos contra a tia, de 70 anos de idade. A Polícia Civil recebeu denúncia anônima, onde foi informado que o mesmo estava mantendo uma idosa em cárcere privado, na zona centro-sul da capital amazonense.
De acordo com a Delegada da DECCI, Andrea Nascimento, a idosa, além de ser mantida em cárcere privado, sofria violência psicológica e tinha sua imagem exposta em redes sociais.
Segundo a Delegada, o homem responderá por descumprimento de medidas protetivas, violência psicológica, ameaça, discriminação, injúria, cárcere privado, dano e exibir ou veicular por meio de comunicação informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa idosa.
Fique atento aos sinais de violência – Segundo especialistas, nem todas as vezes é fácil identificar quando uma pessoa idosa está sofrendo algum tipo de violência, mas alguns sinais podem indicar o problema, como falta de apetite ou perda de peso, mudanças de humor e comportamento, higiene precária, presença de hematomas ou machucados, isolamento, medo ou respeito exagerado com o cuidador.
O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa. Se o resultado do crime for por lesão corporal grave, a pena aumenta para um a quatro anos de reclusão. Porém, se o crime resultar em morte a pena vai de quatro a 12 anos de reclusão.
As denúncias relacionadas a este tipo de crime podem ser feitas através do disque 100, que funciona 24 horas recolhendo denúncias, 181 disque-denúncia da SSP-AM ou 190 da Polícia Militar, ou ainda no telefone da Delegacia do Idoso no (92) 3667-7743, localizado na rua 23, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.