Praticamente todos que conheceram o cachorro de Drew e Sadie Williams depois que o casal da Louisiana adotou Zoey pela primeira vez, três anos atrás, perceberam que o filhote de labrador-pastor alemão tinha uma língua comprida.
Acontece que não era apenas longo – era mais longo do que o de qualquer outro cachorro no mundo.
A história dos Williams e como a língua de 12,7 cm de Zoey lhe rendeu a marca global de língua mais longa em um cachorro vivo apareceu pela primeira vez na sexta-feira no site do Guinness World Records . Drew Williams disse na segunda-feira que ele e sua esposa enviaram a documentação da longa língua de Zoey para a organização Guinness em novembro, antes de receber o certificado de novos recordistas em março.
Antes disso, havia uma história que começou em junho de 2020, quando Sadie e seu marido viram uma postagem online de alguém tentando se livrar de uma ninhada involuntária de filhotes. Eles conversaram com aquela pessoa e concordaram em receber Zoey porque ela combinava com uma mistura que os atraía.
“Funcionou perfeitamente”, disse Drew Williams, morador do subúrbio de Metairie, em Nova Orleans .
Os Williams rapidamente perceberam como a língua de Zoey saía de sua boca, embora ela tivesse apenas cinco semanas de vida. E conforme ela crescia e conhecia mais pessoas, o comentário mais comum para cumprimentá-la era “Cara, ela tem uma língua comprida”, lembrou Drew.
Em um ponto, Drew mediu uma faca de manteiga em 4,5 polegadas (11,43 cm) e segurou-a ao lado da língua de Zoey, que era mais de meia polegada, lembrou Drew.
Finalmente, uma pessoa sugeriu a Drew que a língua de Zoey provavelmente quebraria um recorde de comprimento se fosse mantida. Drew foi ao site do Guinness e viu que o recorde de língua mais longa em um cachorro vivo foi deixado vago pela morte do detentor anterior em 2021, um São Bernardo chamado Mochi que era de Sioux Falls, Dakota do Sul, e tinha um lambedor medindo 7,31 em (18,58 cm) de comprimento.
Sadie e Drew decidiram ir em frente. Eles levaram Zoey a um veterinário em Metairie, que mediu a língua de Zoey para o Guinness . Um pacote de vídeos, fotos e depoimentos de testemunhas atestou a validade da medição submetida à organização conhecida por manter um banco de dados com mais de 40.000 recordes mundiais.
Enquanto isso, em fevereiro, o Guinness anunciou que havia reconhecido um levantador inglês de Tucson, Arizona, como o novo recordista da categoria. A língua de Bisbee media 3,74 polegadas (9,49 cm), o que é mais longo que um palito de picolé, disse a organização.
Os Williams estavam confiantes de que a marca de Bisbee cairia para Zoey, dado o que sabiam. Afinal, a língua de Zoey é mais longa do que uma lata de refrigerante – ou, como eles chamam na Louisiana , uma lata de refrigerante.