Em busca de respostas sobre os transtornos no sistema do transporte coletivo, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) apresentou requerimento para instauração da CPI do Transporte Coletivo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira, (30/05). O requerimento já possui três assinaturas incluindo do Guedes, sendo dos vereadores William Alemão (Cidadania) e Capitão Carpê (Republicanos).
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta por Guedes, busca investigar os contratos, termos aditivos e o descumprimento por parte das empresas do sistema de transporte coletivo, o cálculo base do valor da passagem de ônibus, o subsídio pagos às empresas de ônibus, falta de renovação da frota dos ônibus, além de apurar a falta de acesso as gratuidades garantidas em Leis, os débitos indevidos dos créditos de passagem por parte do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e as péssimas condições das paradas de ônibus.
Para que a Câmara Municipal vote o requerimento em plenário, a proposta deve alcançar 14 assinaturas dos vereadores.
Guedes destacou a necessidade de instaurar a CPI do transporte coletivo e entregar respostas à população que sofre diariamente com a má qualidade do transporte coletivo.
“Precisamos investigar o subsídio de R$1.019.819.734,17 pago pela Prefeitura de Manaus para as empresas de ônibus que não cumprem os requisitos estabelecidos nos contratos. Todos os dias a população espera horas nas paradas, temos coletivos nas ruas que rodam a mais de uma década, em condições extremamente precárias; as pessoas andam como sardinhas em lata, esperam horas nas paradas e ainda correm o risco de assaltos, tudo isso pagando uma tarifa altíssima para o serviço oferecido. Chega de enganar a população”, declarou o vereador.
A propositura segue à disposição dos vereadores para receber assinaturas.
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Kelvin Dinelli – Assessoria de comunicação do vereador