A segunda edição da Câmara Cidadã, promovida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), iniciou hoje (31/05) no Centro Cultural Povos da Amazônia, com uma ampla carta de serviços gratuitos à população. Atendimentos nas áreas de saúde, embelezamento, direcionamento ao mercado de trabalho e cidadania fazem parte da ação. Entre os serviços mais procurados estão a castração de animais e a emissão de documentos.
Com o atendimento iniciado às 8h da manhã, os serviços seguirão até às 4 horas da tarde. Nesta edição, além da castração de cães e gatos, estão sendo ofertados outros atendimentos veterinários por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como corte de unha e limpeza de ouvido. Durante os dois dias de realização da Câmara Cidadã, 5 mil doses de vacina antirrábica estarão disponíveis.
“É muito importante você cuidar da saúde do seu pet, principalmente na questão da zoonose, que são as doenças passadas dos pets para os seres humanos. Você mantendo o cartão de vacinação em dia, deixa a saúde de sua família protegida. Precisamos que a comunidade venha, nós estaremos por aqui durante os dois dias de evento” destacou Rodrigo Alves, gerente da Semsa.
Desde as primeiras horas desta quarta-feira, a população da zona sul começou a procurar o serviço de atendimento veterinário. Segundo uma moradora, esta é uma oportunidade para cuidar da saúde de seu pet.
“Esse evento para mim está sendo muito bom, a Câmara está ajudando os nossos bichinhos. Graças a Deus é uma ajuda muito boa que estamos recebendo aqui hoje, eu estou aproveitando”, afirmou Admilsa Araújo, moradora do bairro Betânia.
Emissão de documentos – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também está presente na Câmara Cidadã, com um dos serviços mais procurados desta edição, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço foi oferecido por ordem de chegada e as carteiras serão confeccionadas e entregues posteriormente à população.
“Eu corro atrás desse serviço há quase um ano, sempre foi muito burocrático e distante da minha casa. A Câmara Cidadã está dando essa oportunidade e facilitando esse serviço, eu já vou tirar minha identidade agora, estou com todos os documentos e só estou esperando para ser atendido”, afirmou o comunitário do bairro Betânia, Josivan dos Santos.