Uma garota do Texas que nasceu na prisão está fazendo seu nome depois de se formar no ensino médio como a primeira da classe, com planos de frequentar a Universidade de Harvard.
Dezoito anos depois de nascer na prisão do condado de Galveston, Aurora Sky Castner se formou em terceiro lugar em sua classe na Conroe High School na noite de quinta-feira, informou o The Courier .
A mãe de Castner estava na prisão quando ela deu à luz. Ela não desempenhou um papel na vida de sua filha desde o dia em que o pai de Castner a pegou recém-nascida na prisão, criando-a como um pai solteiro, disse a agência.
De acordo com o Courier , Castner abriu seu ensaio de inscrição para Harvard com a frase: “Nasci na prisão”.
Mais tarde, ela foi aceita na Ivy League por meio de ação antecipada, e a adolescente planeja estudar direito quando frequentar a escola no outono.
Ao crescer, Castner se mudou muito com o pai, mas sempre ficou no condado de Montgomery, informou o Courier .
Quando ela estava no ensino fundamental, membros da equipe viram potencial nela, mas sentiram que ela poderia usar alguma orientação do programa Project Mentor do CISD , que associa voluntários da comunidade a alunos.
Apareceu sua mentora, Mona Hamby, que disse ao Courier: “Recebi um artigo sobre ela. Sua heroína era Rosa Parks, sua comida favorita eram tacos do Dairy Queen e ela adorava ler. Eu pensei que isso soa como uma garotinha brilhante. Eu ainda tenho esse papel hoje.
Depois que Castner contou a Hamby sobre sua provação como mãe, a mulher disse ao The Courier que sentiu como se a agora adolescente “precisasse de mais” do que apenas um guia para as atividades escolares, mas também de momentos pessoais.
Então, Hamby ajudou Castner com coisas como escolher os óculos e fazer seu primeiro corte de cabelo no salão, enquanto dentistas, ortodontistas e outros líderes comunitários ajudaram Castner com os dentes e a desfrutar de importantes experiências de infância, como um acampamento de verão.
“Era um ambiente muito diferente daquele em que cresci e isso não é uma coisa ruim”, disse Castner. “Tudo o que Mona me ensinou foi muito valioso, da mesma forma que tudo o que passei antes de Mona foi muito valioso.”
Hamby e seu marido, Randy, visitaram o campus de Harvard com Castner em março de 2022, o que ajudou a solidificar a decisão da adolescente de frequentar a universidade ainda este ano. “Depois daquela viagem, vi o amor dela pela escola se intensificar”, disse Hamby.
Ao lado de Hamby, o Courier relatou que Castner também contou com James Wallace, professor da Universidade de Boston, que a ajudou a preparar sua inscrição em Harvard. “Ele me ajudou a contar minha história da melhor maneira possível”, disse ela à agência.