O TAP NYC tornou-se um dos melhores restaurantes brasileiros em Nova Iorque, segundo o The Infatuation NYC, e recentemente considerado um dos melhores restaurantes Gluten-free de NYC, pelo Secret NYC O segredo? Além de um ambiente que traz muita brasilidade e um atendimento típico, um cardápio de superalimentos composto basicamente por três produtos que levam a essência do brasileiro: Tapioca, Açaí e Pão de queijo.
Essa, inclusive, é a origem do nome TAP, que nasceu com a proposta de oferecer um menu saudável, 100% livre de glúten. Seguindo o conceito de “Eat well, do good, live better” – Coma bem, faça o bem, viva melhor, o restaurante, que começou com um pequeno ponto de venda em 2017, já atingiu um faturamento de mais de R$ 12 milhões anuais e prepara-se para abrir sua quarta loja, mesmo depois dos desafios enfrentados pela pandemia.
São diversas opções para escolher no cardápio do TAP NYC, que oferece também opções vegetarianas e veganas. São oito tipos de sanduiches de tapioca orgânica, sete opções de wraps, cinco tipos de preparo com açaí, sete de smoothies e três opções do pão de queijo original brasileiro (tradicional, e os exóticos spicy e pesto) – que tem receita própria e pode ser pedido em combos ou congelado, para viagem. O menu oferece, ainda, sete opções de mini panini’s – minisanduíches de pão de queijo. O açaí da casa também é exclusivo, colhido diretamente da Amazônia e preparado com uma receita especial.
Além do sucesso do menu típico, os resultados da rede foram impulsionados com a visão empreendedora de Cleo Uchoa, um brasileiro que viajou aos EUA para ganhar experiência e, aos 19 anos, tornou-se sócio e COO da marca. Hoje, aos 24, gerencia uma equipe de mais de 30 pessoas – 60% brasileiros, três lojas abertas e participa ativamente de um projeto grandioso de expansão da marca para os próximos anos.
“O nosso objetivo é manter a cultura de 100% gluten-free, contribuindo para uma alimentação mais saudável e sustentável por meio dos superfoods. É um prazer levar as nossas raízes brasileiras para outro país, os nova iorquinos e a comunidade global que está presente aqui adoram o TAP, seus sabores, o clima nas lojas, os benefícios que os ingredientes trazem e principalmente o sorriso no rosto das nossas equipes. Não conseguimos decidir o que as pessoas irão escolher comer, mas podemos oferecer opções saudáveis e gostosas que ajudarão no processo de uma vida ativa e repleta de bem-estar”, comenta Cleo Uchôa.
Mais saúde
Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Akatu e GlobeScan indicou que 63% das pessoas no mundo desejam prestar mais atenção à própria saúde. A procura maior por bem-estar e alimentação saudável, além de uma cultura de alimentação sem glúten, também tornam o projeto do TAP NYC diferenciado e visionário. De acordo com levantamento realizado pela consultoria internacional Euromonitor, o setor 100% gluten-free deve apresentar expansão de 40% até 2024.
A dieta livre de glúten oferece uma série de benefícios, como redução no risco de inflamações, melhoria na digestão, diminuição na ingestão de calorias, diminuição da fome e da compulsão.
“Além dos benefícios da dieta sem glúten, sabemos o quanto é importante para os celíacos ter opções que possuem um cardápio 100% glúten-free, e na TAP nós ficamos superfelizes em ser essa opção de ‘safe spot’ com o compromisso do nosso cardápio ser sempre glúten-free, e com opções saborosas e saudáveis com a base de Tapioca, Açaí e pão de queijo”, enfatiza Cleo Uchoa.
Impactos nas comunidades
Não é só a preocupação com o meio ambiente, que traz cuidados, como o uso de copos PLA biodegradáveis em todas as lojas do TAP NYC. Entre os focos do restaurante está também humanizar as relações com os stakeholders (clientes, equipe, fornecedores e parceiros), além de ações que impactam positivamente a comunidade local.
Entre os projetos idealizados por Cleo Uchôa está uma ação envolvendo todos os funcionários da TAP em prol de colaborar com a educação de crianças em comunidades carentes do interior de Sergipe que tiveram os estudos prejudicados, principalmente na pandemia. Por meio de uma doação, em que a TAP colabora com 50% e os funcionários completam os outros 50%, essas crianças recebem um reforço escolar semanal com a ida de professores solidários, liderados pelo prof. Fernando Leite. Essa é uma forma de manter os laços com o Brasil e implementar iniciativas de give-back, ou seja, retorno em benefícios para as comunidades.
“Nosso objetivo é levar para o mundo um pouco das nossas raízes brasileiras, através de produtos de alta qualidade, customer experience e também com ações que impactam positivamente a comunidade local. Queremos continuar fortalecendo a nossa marca, desenvolvendo e buscando eficiência nos processos para conseguirmos expandir e levar o nosso lifestyle para mais cidades no mundo”, finaliza Cleo Uchoa.