O vereador Luís Mitoso (PTB) destacou durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (22/05), o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta data.
A celebração foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no mundo.
Para Luis Mitoso esse dia é para “lembrar da importância da preservação da Amazônia” com tantas riquezas biológicas – animais e vegetais que, muitas vezes, são ameaçadas pelo avanço do homem, o que demanda políticas de planejamento mais objetivas de ocupação.
“Sempre me preocupei com as questões ambientais, destacando entre as ações do meu trabalho legislativo o Requerimento 099/2010 ao Executivo Municipal solicitando a implantação de uma política de incentivos extrafiscais visando promover a criação de reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) no município de Manaus”, frisou Mitoso.
O parlamentar ressaltou ainda que a criação de unidades de conservação é medida protetiva ao meio ambiente, que visa assegurar a constituição de áreas para a manutenção da integridade das condições ambientais livre da intervenção humana e de acordo com as requisições para a preservação de suas características originais.
“Daí a sua previsão no Código Ambiental de Manaus. Devemos incentivar que os cidadãos preservem áreas de mata e nascentes em suas propriedades, por meio de incentivos como a redução de tributos municipais, por exemplo, criando um IPTU verde (medida já adotada em inúmeros municípios do Brasil), e que é uma forma de ampliar a proteção da nossa biodiversidade, especialmente impactada no município de Manaus devido ao avanço populacional”, completou Luis Mitoso.