Uma juventude toda pela frente, Laurinha é uma jovem sonhadora de apenas 21 anos, que descobriu em fevereiro deste ano um tipo de câncer raro – o sarcoma. Iniciou o tratamento de quimioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e precisará passar por uma cirurgia de alto risco em Curitiba, no Paraná, para tentar salvar sua vida.
Para poder custear os gastos desta cirurgia a família resolveu fazer uma “vaquinha solidária” com a chave PIX [email protected] ou depósitos no Banco Santander, Agência 4455, Conta Corrente 01053978-7.
“Minha filha está com esse sarcoma um tipo de câncer raro, estamos em tratamento no Cecon, mas só a quimioterapia não será suficiente para que possamos ter nossa menina curada, então para complementar a quimioterapia teremos que fazer uma cirurgia de alto risco, nesse caso dela teremos que fazer em um hospital particular em Curitiba chamado Nossa Senhora das Graças, então estamos pedindo a colaboração de quem poder ajudar, se não financeiramente, mas compartilhando esse post, para que mais pessoas possam ver e quem sabe nos ajudar! #todospelalaurinha”, escreveu Leno Monteiro.
O que é o sarcoma?
O nome, a princípio, assusta. No entanto, os sarcomas são tumores bastante raros que comprometem os tecidos conjuntivos que ficam entre a pele e os órgãos internos, como músculos, tendões e gordura.
O nome do tipo de sarcoma depende do tecido em que ele se originou. O sarcoma que se origina no tecido gorduroso é chamado de lipossarcoma; aquele que se origina no músculo liso (músculo que fica ao redor das alças de intestino e na parede de vasos sanguíneos) recebe o nome de leiomiossarcoma. O que se origina nos músculos estriados (responsáveis pela movimentação do corpo) é chamado de rabdomiossarcoma.
O sintoma mais evidente do sarcoma de partes moles é a dor na região afetada. Como ele pode se originar em qualquer parte do corpo, os sinais e sintomas irão depender do tipo e da localização do tumor. Por exemplo, um lipossarcoma de coxa produz aumento do volume da coxa que pode provocar dor.