O Projeto de Lei 196/2022, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), que prevê a proteção de abelhas silvestres nativas (meliponíneos), teve parecer favorável aprovado em Sessão Plenária, nesta segunda-feira (15/05), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL que estabelece o resgate, a captura e a remoção das abelhas sem ferrão, agora seguirá para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.
O projeto ressalta a importância das abelhas sem ferrão para o equilíbrio do meio ambiente, cumprindo um papel essencial na polinização de plantas, ajudando no aumento da produtividade agrícola, garantindo uma produção de alimento sustentável, atuando diretamente na conservação da biodiversidade do planeta. “As transformações do habitat natural promovida pelo homem tem se tornado uma ameaça para esses insetos. Esse PL, além de promover educação ambiental, valoriza os profissionais que atuam nesse ramo em Manaus, que são os meliponicultores”, pontuou Dr. Daniel.
Estima-se que no Brasil existem aproximadamente 250 espécies de abelhas pertencentes à tribo Meliponini, chamadas popularmente de abelhas sem ferrão. Algumas destas espécies são criadas para a produção de mel, que tem sido cada vez mais valorizado para fins gastronômicos, tornando-se a meliponicultura como atividade econômica importante.
Texto: Assessoria do vereador