O Sarau Viva On, sala virtual de contação de histórias da ONG Associação Viva e Deixe Viver, promove um novo encontro nesta quinta-feira (18), das 9h às 21h, baseado no pilar da educação “Ouvir”. Sob o comando de Alexandre Camilo, coordenador da ONG na Região Metropolitana da Baixada Santista (SP), a atração, cujo tema é “Aprender a Ouvir – Saber escutar para poder contar”, tem o objetivo de divertir, educar e entreter, com histórias lúdicas e interativas para todas as idades.
A estreia do pilar “Ouvir” tem a função de levar para as crianças a importância de escutar o outro com prazer e encanto. Camilo, voluntário da Viva, é também ator, escritor, storyteller e professor convidado do curso de pós-graduação “A Arte de Contar Histórias”, da FACDF/DF. “Não existe barreiras para a contação de histórias. E nada melhor do que nos apropriar dos benefícios e estratégias dessa arte para prender a atenção e ensinar crianças”, explica.
O projeto Viva On foi criado durante a pandemia da COVID-19, quando os voluntários da ONG ficaram impossibilitados de irem aos hospitais contarem histórias. O projeto, agora uma atividade fixa da Viva e Deixe Viver, teve sua metodologia renovada para os quatro pilares da educação do educador Jacques Delors: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a conviver.
As sessões do Viva On acontecem sempre às segundas, das 10h às 12h, às terças, das 10h às 12h e das 15h às 17h, e às quintas-feiras, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Para participar, é preciso acessar a sala do Viva On na plataforma Google Meet (acesse o link AQUI). Não é necessário fazer nenhuma inscrição prévia e a atração é totalmente gratuita.
Serviço
Viva On – “Aprender a Ouvir – Saber escutar para poder contar”
Data: 18 de maio (quinta-feira, das 19h às 21h)
Acesso gratuito: bit.ly/VIVA-ON
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver
Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 85 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Mahle, Volvo, UOL, Safran, Rede D’Or, Ache, CCS Tecnologia, Montana Química, Viveo, Daviso, Veneza Máquinas e Q Passos Alimentos.