Um momento relaxante ao ar livre, após um dia de trabalho deixou um homem da Carolina do Norte cara a cara com um urso preto.
David Oppenheimer estava em uma espreguiçadeira, mexendo em seu telefone enquanto aproveitava o bom tempo em seu quintal em Asheville, Carolina do Norte, quando recebeu um alerta de seu sistema de câmeras domésticas para verificar se um urso estava por perto. A costa parecia limpa pelas câmeras, então ele voltou a usar o telefone, apenas para ficar cara a cara com um urso preto segundos depois.
“Fiquei um pouco assustado porque estava bem ali e não sabia o que faria”, disse ele ao USA Today .
No vídeo, Oppenheimer fica chocado ao ver o urso perto de sua espreguiçadeira. Ele se encolhe antes de pegar o travesseiro no colo como se estivesse se preparando para se defender.
“Estava quase na minha frente”, disse ele à agência. “Nós imediatamente fizemos contato visual.”
Após um impasse de segundos entre o homem e o urso no clipe, o urso se afasta na direção de onde veio.
Oppenheimer disse que o mesmo urso esteve em seu quintal mais cedo naquele mesmo dia. Ele comeu de um alimentador de pássaros e depois tentou roubar a lata de lixo do vizinho.
Avistamentos de ursos são uma ocorrência comum em todo o estado – que possui uma das maiores densidades da espécie no mundo, de acordo com a Federação da Vida Selvagem do estado – e Oppenheimer disse que os ursos negros são frequentemente vistos em sua vizinhança. “Estamos todos acostumados com eles”, disse ele. “Eles realmente não querem incomodar as pessoas.”
Ele acrescentou que foi o choque da presença do urso – e sua proximidade – que mais o surpreendeu. “Se eu visse isso chegando, ficaria mais calmo.”
O estado aconselha seus moradores a manter a calma na presença de um urso e evitar se aproximar ou alimentar os animais.