Espera-se que um dos maiores rubis já encontrados seja vendido por mais de $ 30 milhões em leilão na cidade de Nova York. A pedra preciosa de 55,22 quilates foi descoberta em 2022 pela empresa canadense Fura Gems em Moçambique, na África, e recebeu o nome de ” Estrela de Fura “.
Depois de anunciar a venda da pedra preciosa, a Sotheby’s descreveu o rubi como “extremamente raro” e “o mais valioso e importante” já leiloado. Os rubis são considerados as mais raras de todas as pedras preciosas.
Se a Estrela de Fura atingir o preço esperado, poderá superar o atual valor mais alto de venda de um rubi, que atualmente é de US$ 30,3 milhões para um rubi de 25,59 quilates vendido em 2015 em Genebra, na Suíça.
O rubi foi cortado e polido até 55,22 quilates, de uma descoberta inicial de 101 quilates feita por Fura. A “tonalidade vermelha viva” da joia é “conhecida como ‘sangue de pombo’ – uma cor tradicionalmente associada apenas aos rubis birmaneses”, afirmou a casa de leilões.
“Desenterrada em julho de 2022, a surpreendente pedra preciosa bruta de 101 quilates foi considerada por especialistas como um tesouro excepcional da natureza por sua fluorescência, clareza excepcional e tonalidade vermelha viva, mesmo em seu estado natural, sem lapidação”, acrescentou Fura sobre a gema em seu site . página do Instagram.
“A descoberta milagrosa no ano passado da Estrela de FURA de 101 quilates na
mina FURA em Moçambique foi de imensa importância, chocando todos no
mundo da joalheria. Agora, em seu estado recém-transformado de 55,22 quilates, Estrela de FURA 55,22, é um
verdadeira maravilha da natureza e pedra sensacional de cor perfeita e clareza excepcional,
combinada com uma forma de almofada soberba”, disse Bruning, acrescentando:
“Ele está, sem dúvida, posicionado para se tornar o porta-estandarte dos rubis africanos – e pedras preciosas em geral, trazendo consciência global para sua capacidade de estar no mesmo nível, e até ofuscar, os da Birmânia, que tradicionalmente têm sido a fonte mais desejável e reconhecível para rubis”
Fura acrescentou que o rubi “aparecerá na venda de joias magníficas da Sotheby’s na #SothebysNewYork em junho”.
Em uma declaração à PEOPLE, o fundador e CEO da Fura Gems, Dev Shetty, disse que pedras desse tamanho e qualidade são “quase inéditas”.
“Testemunhar a conclusão da Estrela de FURA 55.22 foi uma conquista monumental para todos nós, e estamos entusiasmados com o fato de uma nova página na história desta incrível joia e rubis moçambicanos estar prestes a ser escrita com a Sotheby’s”, disse Shetty sobre a descoberta
. .
.
A pedra será exibida em cidades como Dubai, Cingapura e Genebra antes de seguir para Nova York para o leilão da Sotheby’s em junho.