Corpo de Andrea Papi, 26, encontrado durante a noite depois que ele não voltou de uma corrida perto de sua aldeia
Um urso atacou e matou um corredor em um caminho de floresta no nordeste da Itália , o primeiro caso desse tipo, disse uma fonte próxima ao caso à AFP na sexta-feira.
Andrea Papi, 26, foi morto enquanto corria na região montanhosa perto de sua aldeia, Caldes, na região de Trentino. Sua família deu o alarme quando ele não voltou e uma equipe de busca encontrou seu corpo durante a noite.
Ele sofreu ferimentos profundos no pescoço, braços e tórax, e uma autópsia realizada na sexta-feira concluiu que ele havia sido atacado por um urso, acrescentou a fonte, confirmando as informações da imprensa italiana.
Em março, um homem foi atacado por um urso na mesma região, gerando um debate sobre os perigos dos animais, que ali foram reintroduzidos entre 1996 e 2004 .
Em 2014, uma fêmea de urso pardo conhecida como Daniza atacou um homem que procurava cogumelos na mesma região. A ursa, transferida da Eslovênia para as florestas ao redor de Trentino em 2000, morreu após ser anestesiada durante uma tentativa de capturá-la.
A autoridade local decidiu rastrear e matar o animal, uma vez identificado, disse o presidente da região de Trentino, Maurizio Fugatti, a repórteres na noite de sexta-feira. O grupo ambiental WWF já havia reconhecido que precisava ser derrubado.
Mas Annamaria Procacci, ex-deputada ecologista que agora trabalha com o grupo de bem-estar animal ENPA, denunciou a falta de cautela das autoridades locais. Os ursos normalmente mantêm distância das pessoas, argumentou ela.
A autoridade local teve que garantir que as pessoas fossem mantidas longe das zonas onde as ursas criavam seus filhotes, acrescentou ela.
*Com informações: The Guardian