Dois novos filmes de Star Wars estão para entrar em produção, foi anunciado, com mais detalhes revelados de um terceiro a seguir, já que o criador da série, Lucasfilm, parece estar perto de encerrar o hiato desde o lançamento de Star Wars: Episódio IX em 2019. – A ascensão de Skywalker.
A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, fez o anúncio em um evento Star Wars Celebration no centro ExCeL em Londres.
Os dois novos filmes serão supervisionados por James Mangold, diretor de Logan, e Dave Filoni, co-criador da série de TV The Mandalorian e diretor da animação de computador de 2008 Star Wars: The Clone Wars. Kennedy disse que o filme de Mangold vai “contar a história do primeiro Jedi a manejar a Força e aproveitá-la como um poder libertador em uma era de caos e opressão”, enquanto o filme de Filoni é sobre “a guerra crescente entre o Remanescente Imperial e o incipiente New Republic” e “encerrará as histórias interconectadas contadas em The Mandalorian, The Book of Boba Fett, Ahsoka e outras séries Disney+”.
O terceiro filme a ser anunciado, um projeto a ser dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy, é conhecido há algum tempo, mas parece ter sido prejudicado por mudanças de direção e saídas de equipe. O filme de Obaid-Chinoy acontecerá 15 anos depois de The Rise of Skywalker e contará com Daisy Ridley retornando no papel de Rey; ele irá “contar a história da reconstrução da Nova Ordem Jedi e os poderes que surgem para derrubá-la”. A Lucasfilm anunciou recentemente que Steven Knight, de Peaky Blinders, substituiu Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson como roteiristas do filme.
O desenvolvimento dos filmes de Star Wars teve uma história recente conturbada, com projetos separados supervisionados pelo presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, e a diretora da Mulher Maravilha, Patty Jenkins, supostamente arquivados , e outro do diretor de Thor: Love and Thunder, Taika Waititi, e o co-roteirista de 1917, Krysty. Wilson-Cairns ainda em desenvolvimento.
No mesmo evento, a Lucasfilm confirmou um lote de novos programas de TV, incluindo uma segunda série de Andor e o spin-off de Mandalorian, Ahsoka.